Papo de Mercado: Se torne mais criativo em 6 passos

  • 01/07/2022 às 17:33

“O homem criativo não é o homem comum ao qual se acrescentou algo; o homem criativo é o homem comum do qual nada se tirou.” Essa é uma famosa frase do psicólogo Abraham Maslow que tem o objetivo de esclarecer que uma pessoa criativa não possui nada de extraordinário. As experiencias vividas por ela apenas permitem que ela tenha desenvolvido a habilidade, que já nasceu com ele – e com todos nós -, de tentar coisas diferentes do padrão.

Desvendado o mito da criatividade ser uma habilidade comum a pessoas específicas, é hora de definir o que realmente é a criatividade e apresentar os seis passos para você desenvolve-la.

Criatividade:

Ser criativo ou capaz de inventar. É uma habilidade que permite construir ideias originais e pensar em soluções que fogem do padrão. Agora vamos de fato ao que mais interessa, um passo a passo para se tornar uma pessoa criativa.

1 Busque inspirações

O primeiro passo é encontrar pessoas que você julgue criativas, seja nas redes sociais, colegas de trabalho, de faculdade, seja onde for, o importante é encontrar pessoas da sua área que façam coisas diferentes que possam servir de inspiração para você. Afinal a criatividade precisa ser municiada com diversas ideias para poder construir algo novo.

2 Mantenha a mente aberta

Tente ver as coisas de outras formas, anes de construir uma opinião sobre algo, tente entender como aquela ideia se construiu, o que você faria de diferente, como ela poderia ser melhorada ou como algo tão bom foi pensado. Observar as coisas por outro ponto de vista e aceitar que todas as referências que tiver podem agregar no seu trabalho te ajudarão e muito. 

3 Descubra seu processo

Todo mundo possui um processo criativo, pode ser do mais organizado ao mais caótico. Algumas pessoas costumam pesquisar sobre o assunto, observar o que já foi feito a respeito e avaliar o que está sendo bem aceito e a partir dai elaborar uma ideia que uma um pouco de tudo. Mas existem pessoas que gostem de conversar com outras, ficar sozinha e ouvir músicas, existem diversas formas de fazer com que isso aconteça, encontre o que funciona para você. Teste.

4 Analise o que você já fez

É bacana olhar para o seu próprio trabalho, o que pode ser um pouco duro, contudo é fundamental para construir algo diferente. Observe o que você já fez e avalie como pode melhorar e construir algo mais original e fazer com que quando alguém encontre veja um trabalho seu ele identifique de cara porque esse estilo é seu.

5 Nenhuma ideia é tão ruim

Eu diria que essa é uma das principais dicas que poderíamos dar para vocês, não existe ideia que não deva ser explorada. As vezes dispensamos logo de cara algumas ideias que julgamos ruins e não devemos explora-las, entretando nenhuma ideia deve ser dispensada, pois elas podem ser trabalhadas para construir algo grande.

6 Repetição

Para desenvolver qualquer coisa é preciso repetição, então é necessário tempo e tentativas, somente assim você irá lapidar o seu trabalho e construir projetos cada vez mais originais e com resultados positivos.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado