Papo de Mercado: O que é LGPD?

  • 17/06/2022 às 14:07

Não importa qual o ramo em que atua, você provavelmente já foi impactado pela LGPD e por suas exigências. Mas afinal, o que é a LGPD? Por que é necessária essa adaptação? E como se adequar a ela? Abaixo vamos responder todas essas dúvidas e te deixar por dentro da LGPD!

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi publicada em 2018, porém entrou em vigor oficialmente em setembro de 2020. A lei tem como objetivo – como o próprio nome já indica – proteger e assegurar o direito dos cidadãos sobre seus dados que são coletados e tratados pelas empresas, seja de forma online ou offlline. Em resumo, a lei visa proteger os dados para que sejam anulados vazamentos de informações pessoais, algo que tem ocorrido com frequência nos últimos anos.

Agora que você já conhece o objetivo da lei, é hora de entender o que muda para os clientes e para as empresas. Para os consumidores nada efetivamente muda, contudo sabe-se que com a LGPD em vigor, seus dados estarão seguros. A probabilidade de vazamentos de informações pessoais é praticamente zero. Já para as empresas existe uma série de exigências a serem seguidas para que essa segurança seja garantida aos clientes.

Separamos algumas dicas fundamentais para que sua empresa se adapte a LGPD e cumpra suas exigências:

  1. Crie um comitê de adequação à LGPD:

Defina uma equipe responsável por acompanhar o processo de adequação à LGPD, é importante contar com profissionais de áreas que trabalham com dados, como TI, marketing, RH e jurídico. Aqui nós temos um comitê formado por profissionais das áreas citadas acima e outras áreas que possuem acesso a informaç

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado