Papo de Mercado: Gestão Financeira em pequenas empresas

  • 11/02/2022 às 17:06

Empreendedor, você já passou por alguma dificuldade quando estavam analisando as finanças da empresa? Já teve de misturar contas pessoais e jurídicas? – já arrepio só de pensar em tudo isso – mas não precisa ser assim, e hoje daremos algumas dicas que servirão como suporte para você conseguir evoluir ainda mais seu empreendimento e conseguir dormir melhor a noite.

Antes de mais nada vamos definir algumas coisas que você não deve fazer para que as finanças de seu empreendimento não sofram com as finanças.

Conta pessoal e jurídica não se misturam:

Lembra que falei ainda no início do texto sobre misturar as contas de pessoa física com pessoa jurídica, pois então isso não deve ocorrer. A mistura das duas contas causa uma confusão nas finanças impedindo que encontremos o ponto de partida e o destino das verbas. Em hipótese alguma seu empreendimento pode servir como uma reserva para o pagamento de contas pessoais.

Não criar uma reserva financeira:

Sabemos que não é algo fácil, mas é imensuravelmente importante ter uma reserva para seu empreendimento. Imprevistos acontecem e a pandemia nos demonstrou que eles chegam a qualquer momento. Portanto ter uma reserva, além de te dar maior segurança para tomar decisões, prepara você para enfrentar as adversidades e ter forças financeiras para reagir.

Não estabelecer objetivos:

Praticamente tudo é movido por objetivos, as finanças da sua empresa não podem ser diferentes. Todo dinheiro que entra tem de ter um objetivo, nem que ele seja ficar na reserva para emergências. Sem objetivos financeiros você não consegue construir um plano de ação – vamos falar sobre isso mais para frente – e traçar planos de curto, médio e longo prazo.

Com tudo isso em mente, partimos para ações que você deve implementar no seu empreendimento para gerir as finanças da melhor forma possível.

Controle o Fluxo de Caixa:

Podemos dizer que não existe gestão financeira sem controle de fluxo de caixa. Já falamos sobre a importância de conhecer e entender o caminho do seu dinheiro e é exatamente isso que o controle de fluxo de caixa faz. Para isso é necessário registrar todas as entradas e saídas de dinheiro, futuras despesas e futuros investimentos também deve constar nos registros. Em resumo, tudo que movimenta, movimentou ou movimentará as finanças do seu negócio precisa ser registrado.

Mapeamento de custos:

Com o fluxo de caixa em mãos é possível compreender gastos fixos e variáveis, compreendendo quanto é necessário investir para o funcionamento da empresa durante o mês. Os custos fixos são aqueles que invariavelmente chegarão todos os meses. Aluguel, conta de luz e folha de pagamento são alguns exemplos. Já os custos variáveis são aqueles que se alteram devido a demanda. Para exemplificar podemos citar a compra de insumos para vendas ou então para a realização de alguma ação.

Use a tecnologia:

A tecnologia pode nos ajudar em quase todos os aspectos atualmente, na gestão financeira isso não é diferente. Plataformas de gestão financeira automatizam processos repetitivos, centralizam informações e facilitam o controle financeiro. O uso da tecnologia será perceptível a facilidade que o controle diário do fluxo de caixa e a análise das informações financeiras ficarão muito mais fáceis na prática.

Precisa de um empréstimo comercial, escolha o tipo certo:

Existem diversos tipos de empréstimos que você pode utilizar para investir em seu empreendimento, porém cada um deles possui pequenos detalhes que você deve estar atento. Analise todas as formas, faça simulações e compreenda a sua situação e qual deles é o melhor para a sua situação.

Acompanhe o desempenho:

Para fechar as nossas dicas, acompanhe mensalmente o desempenho financeiro. Seguindo as dicas anteriores esse acompanhamento servirá como uma visualização dos pontos em que seu empreendimento se desenvolveu e os pontos que devem receber uma atenção extra.

 

Use esse guia como um apoio, ter os dados de seu empreendimento em dia e com fácil acesso tornara a vida financeira da sua empresa muito mais saudável e o travesseiro da sua cama vai estar mais macio a noite.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado