Papo de Mercado: Gestão Financeira em pequenas empresas

  • 11/02/2022 às 14:06

Empreendedor, você já passou por alguma dificuldade quando estavam analisando as finanças da empresa? Já teve de misturar contas pessoais e jurídicas? – já arrepio só de pensar em tudo isso – mas não precisa ser assim, e hoje daremos algumas dicas que servirão como suporte para você conseguir evoluir ainda mais seu empreendimento e conseguir dormir melhor a noite.

Antes de mais nada vamos definir algumas coisas que você não deve fazer para que as finanças de seu empreendimento não sofram com as finanças.

Conta pessoal e jurídica não se misturam:

Lembra que falei ainda no início do texto sobre misturar as contas de pessoa física com pessoa jurídica, pois então isso não deve ocorrer. A mistura das duas contas causa uma confusão nas finanças impedindo que encontremos o ponto de partida e o destino das verbas. Em hipótese alguma seu empreendimento pode servir como uma reserva para o pagamento de contas pessoais.

Não criar uma reserva financeira:

Sabemos que não é algo fácil, mas é imensuravelmente importante ter uma reserva para seu empreendimento. Imprevistos acontecem e a pandemia nos demonstrou que eles chegam a qualquer momento. Portanto ter uma reserva, além de te dar maior segurança para tomar decisões, prepara você para enfrentar as adversidades e ter forças financeiras para reagir.

Não estabelecer objetivos:

Praticamente tudo é movido por objetivos, as finanças da sua empresa não podem ser diferentes. Todo dinheiro que entra tem de ter um objetivo, nem que ele seja ficar na reserva para emergências. Sem objetivos financeiros você não consegue construir um plano de ação – vamos falar sobr

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado