Papo de Mercado: Escolha a melhor pós-graduação para você?

  • 20/05/2022 às 17:31

Sabia que profissionais com Pós-Graduação possuem rendimento 150% maior do que a média de rendimento daqueles que possuem Graduação? Por si só, esse já é um grande motivo para investir em uma Especialização ou um MBA, mas as vantagens não param por aí.

Neste artigo, vamos detalhar alguns outros benefícios e como escolher a melhor Pós-Graduação para sua carreira, em um passo a passo bastante objetivo. Acompanhe!

BENEFÍCIOS DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO

Além da questão mencionada, de aumentar a remuneração, uma Pós-Graduação promove diversas outras vantagens aos profissionais que optam por um curso dessa modalidade. É a garantia de um currículo ainda mais encorpado e pronto para fazer sucesso no mercado competitivo.

Confira alguns benefícios de uma Pós:

  • Rendimento 150% maior do que a média de rendimento daqueles que não possuem Pós
  • Requisito para poder disputar as melhores vagas no mercado de trabalho
  • Vantagem no processo seletivo ao demonstrar ao recrutador que está em constante atualização
  • Tornar-se um especialista em determinada área, garantindo melhores oportunidades no mercado profissional
  • Networking, ou seja, geração de rede de contatos profissionais que podem abrir possibilidades de novas vagas, parcerias de sucesso e muito mais
  • Receber conhecimento diferenciado, garantindo também o desenvolvimento pessoal

TIPOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Os cursos de Pós-Graduação são destinados a potencializar a carreira e dar maiores argumentos competitivos, ainda mais em mercados de trabalhos bastante desafiadores. Os mais conhecidos são as Especializações e os MBAs, qualificados como lato sensu. Essa nomenclatura varia de acordo com as especificidades de cada curso, mas não refletem diretamente na qualidade da Pós.

O que muitos não sabem é que há outra modalidade em Pós-Graduação, os cursos chamados de stricto sensu. Nesse tipo, se enquadram os mestrados e doutorados, mais destinados a quem deseja seguir carreira acadêmica.

FATORES PARA ESCOLHER A MELHOR PÓS-GRADUAÇÃO

Sabendo de todas as vantagens e benefícios de uma Pós-Graduação, é hora de saber como escolher a melhor, não é mesmo? Afinal de contas, ninguém tem tempo e dinheiro para investir em algo que não trará retorno a sua carreira.

Para ajudar nessa etapa, selecionamos alguns fatores que devem ser levados em conta para fazer a escolha certa. Confira!

1 – EM QUAL ÁREA QUERO ME ESPECIALIZAR?

Antes de mais nada, é importante que você reflita e pesquise sobre qual área você deseja se especializar dentro do seu ramo de formação. Aqui, tudo é muito semelhante ao processo de escolha de um curso de Graduação.

Leve em consideração aquilo que você gosta de fazer, que te motiva e dá prazer. Mas, também considere as possibilidades e as tendências do mercado. Uma dica é pesquisar referências na área para saber de algumas previsões de mercado.

Por exemplo, sabendo que a demanda por processos de busca por dados e análises vai crescer nos próximos anos, você pode optar por uma Pós-Graduação na área de dados para negócios e inteligência de mercado.

Obviamente, é indicado que você escolha uma Especialização que esteja relacionada a sua área de formação, pois será preciso que você tenha algum conhecimento prévio do ramo. As Pós-Graduações não começam do zero, justamente para cumprirem com aquilo que prometem: potencializar a carreira.

2 – QUAIS AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO?

Outro fator a ser analisado na hora de escolher a melhor Pós-Graduação é o campo de possibilidades de trabalho com aquele curso no currículo, bem como as oportunidades de melhores ganhos. Por isso, é muito importante a pesquisa por tendências.

Além de buscar informação com referências da área, você pode pesquisar faixas salariais de especialistas naquela profissão para saber mais ou menos o espectro de remuneração. Utiliza redes sociais e a internet para isso.

3 – A INSTITUIÇÃO QUE OFERECE O CURSO É BOA?

Para escolher a melhor Pós-Graduação para sua carreira é importante prestar atenção à qualidade da Instituição que oferece o curso, afinal de contas, ninguém quer ter uma formação de má qualidade. Nesse aspecto observe alguns pontos como o credenciamento da Instituição junto ao Ministério da Educação, as notas e avaliações que ela possui, a reputação no mercado de ensino, entre outros.

Vale ressaltar o quesito experiência, ou seja, há quanto tempo a Instituição existe. Busque informações sobre seu histórico, profissionais já formados por ela. Enfim, opte por aquelas que possuem consolidação e expertise no ramo da educação superior.

4 – OS PROFESSORES SÃO ATUANTES?

Solicite informações sobre o corpo docente da Pós-Graduação para observar a experiência dos professores e se eles são atuantes no mercado profissional. Especializações e MBAs são muito voltados para o fator prático, por isso, é imprescindível essa vivência.

Com o nome dos professores, pesquise os currículos na plataforma Lattes ou no LinkedIn, para entender melhor o currículo dos docentes e suas experiências profissionais, formação, etc.

5 – COMO É A GRADE CURRICULAR DA PÓS?

Ainda, vale a consulta à grade ou matriz curricular do curso. Observe se as disciplinas ofertadas na Pós-Graduação estão de acordo com o que apontam as tendências de mercado, se é aquilo que você procura ou espera aprender, se vão contribuir de verdade para sua formação.

Não tenha medo de pesquisar e descobrir mais sobre os tópicos de cada disciplina. Se isso não estiver claro, solicite à Instituição para que forneça mais detalhes.

Ainda, é possível contatar com o coordenador da Pós-Graduação e tirar dúvidas. Não hesite em perguntar, estamos falando da sua carreira, do seu futuro e do seu desenvolvimento!

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado