Papo de Mercado: Dicas para conquistar o emprego que você deseja

  • 04/02/2022 às 17:30

Você já teve um emprego fora da área em que você deseja atuar devido a necessidade? Isso é mais comum do que deveria, mas para pagar os estudos e as contas – as vezes tudo junto – é preciso fazer aceitar o que surgir. Mesmo assim, ainda é possível ingressar na sua área e o nosso objetivo é te mostrar como, abaixo você confere algumas dicas que podem te colocar dentro da sua área.

Currículo:

Vamos começar com o básico, todo mundo precisa de um currículo. Não importa quanta experiência você tem e quantos cursos você já fez – claro que experiência e conhecimento dão maior credibilidade ao currículo – a forma como você monta pode mudar tudo. Evite informações desnecessárias e foque em ações práticas que comprovem suas capacidades, – caso sua área permita, faça um portifólio expondo seus trabalhos – nós já falamos sobre como montar um currículo de peso aqui no Papo de Mercado. Confere a sua caixa de entrada que deve estar por aí.

Entenda o mercado:

Compreenda que tipo de profissional o mercado está buscando – sei que quando projetamos uma vida em uma profissão nos imaginamos fazendo certas coisas específicas, mas nem sempre seguimos o mesmo caminho que projetamos – e desenvolva suas habilidades para se tornar esse profissional. Tendo essas habilidades você cumprirá os pré-requisitos para conquistar a vaga que deseja.

Programe-se:

Quando começamos a falar sobre currículo, estudar mercado e planejar muitas coisas acabamos não colocando prazos e não cumprindo com nada do que pensamos. Para isso monte um cronograma, liste todas as tarefas que deve fazer, como estudar o mercado, montar um currículo, buscar cursos – sejam eles grátis ou que caibam no bolso – criar um networking e comece a colocar prazo em cada uma das atividades. Isso serve como um estímulo para você cumprir a promessa que fez para si mesmo.

Use suas redes sociais:

Uma pesquisa da CareerBuilder aponta que 70% dos recrutadores observam as redes sociais dos candidatos – eu mesmo fui contratado por meio de uma rede social – ou seja, exponha seu trabalho e suas capacidades nas redes sociais. Quando recrutadores não encontram muitas coisas em suas redes sociais tendem a ficar com um pé atrás.

Utilize sites de cagas de emprego:

Esqueça imprimir seu currículo e passar nas empresas entregando de mão em mão – isso simplesmente não existe mais. Diversos sites são ótimos para encontrar vagas de emprego – inclusive nós temos o CeO (Carreiras e Oportunidades) onde divulgamos as vagas das empresas que buscam nossos alunos – além de algumas redes sociais, como o LinkedIn. Entre em sites como o Skeel e procure vagas que sejam do seu interesse, muitas empresas anunciam as vagas por lá.

Se prepare para a entrevista:

Esse é o momento essencial da contratação, afinal é o momento que você centa frente a frente – ou na frente da tela, pode ser que isso role online – e convence o recrutador de que você é o que ele precisa. Esse é o momento em que você deve dar exemplos práticos de situações em que suas habilidades foram úteis e demonstrar como você pode auxiliar a empresa que está contratando – isso, obviamente, sem soar arrogante. Esse também é um assunto que já tratamos aqui no Papo de Mercado.

Por final, as coisas podem demorar um pouco para acontecer, mas isso não significa que você está fazendo algo errado. Continue se especializando, se atualizando sobre o mercado, exponha seus trabalhos e a oportunidade irá aparecer, aí é fazer valer o tempo de espera.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado