Papo de Mercado: Conheça as áreas com maior destaque no direito

  • 19/11/2021 às 18:10

O direito é um dos ramos mais tradicionais nas universidades e também um dos cursos mais procurados pelos jovens. Isso tudo acontece por causa da grande empregabilidade da profissão, pela oferta de concursos públicos e também pela grande variedade de campos que o profissional pode atuar. O Papo de Mercado de hoje te apresenta as principais áreas de atuação do profissional do direito!

Direito Civil:

Dentro dessa área de atuação existem muitas outras subdivisões nas quais o profissional pode se especializar, como por exemplo Direito da Família, Assessoria jurídica e Advocacia Pública. De forma geral o profissional que opta por essa área atende aos interesses do dia a dia dos cidadãos. Casamentos, divórcios e separação de bens são alguns dos exemplos mais comuns.

Direito Ambiental:

Essa é uma área que tem crescido cada vez mais devido a preocupação com a natureza ter aumentado no mundo todo. O profissional que atua nessa área tem como função defender, melhorar e preservar o meio ambiente, prezando pela qualidade de vida da sociedade.

Direito Empresarial:

Também conhecido como Direito Comercial, atende aos empresários e empresas em geral. Tem o foco voltado para o mundo dos negócios. São eles que atendem as empresas em todos os momentos do negócio, seja na abertura, fusão ou dissolução.

Direito do Consumidor:

Tem como objetivo defender as pessoas que se sentem lesadas de alguma forma ao comprar um produto ou então atender as empresas para chegar a um acordo entre as partes. O profissional deve ter o Código de Direito do Consumidor na ponta da língua.

Direito Trabalhista:

A profissão se assemelha com a anterior, porém a mudança é que este profissional atende a trabalhadores que sentem que seus direitos foram feridos por seus empregadores. Ele também atende os empregadores que desejam negociar processos e livrar-se de pedidos de indenizações de ex-colaboradores.

Direito Tributário:

São os responsáveis por fazer os planejamentos tributários de empresas e acompanha os processos de execução fiscal, a fim de proteger seus clientes. De forma geral o profissional trabalha com questões relacionadas a impostos e tributos.

Direito da Tecnologia da Informação:

Essa é uma área nova no mercado e que tem grande margem de expansão devido a constante evolução e transferência para o mundo digital. Em 2014 foi aprovado o Marco Civil da Internet, feito que estabelece as normas e diretrizes para o uso da rede no Brasil. A LGPD também foi um importante marco para o uso da internet de forma adequada. O mercado para profissionais nessa área é bastante grande e deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Direito Penal:

Talvez essa seja a área mais tradicional do direito, pois é o segmento que define o poder punitivo do Estado. O profissional que atua nessa área trabalha com questões que envolvem crimes, infrações e derivados. O Advogado penal prepara a acusação ou a defesa, seja de pessoa física ou jurídica, diante de um crime ou fraude.

A abrangente área do direito permite que você encontre um segmento que seja atraente e que você se encaixe. O profissional que, independente da área de atuação, se atualizar constantemente irá ganhar notoriedade, pois a profissão acompanha as mudanças do mundo.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado