Papo de Mercado: Comunicação que traz clientes

  • 14/01/2022 às 17:20

Todos estamos constantemente vendendo algo, sempre que nos comunicamos vendemos, seja um produto, um serviço, uma ideia ou uma história. Nossa comunicação sempre tem a finalidade de vender, – calma, não estou dizendo que sempre queremos ganhar dinheiro a cada palavra que falamos – mas o pagamento pode ser um convencimento, um sorriso ou qualquer outra coisa que possa te trazer um retorno positivo.

Existem diversas formas de comunicar, não existe o certo ou o errado, apenas métodos diferentes. Levando a ideia de comunicação que vende para o meio empresarial, podemos dizer que existe um grande vilão, o ruído.

O ruído atrapalha toda e qualquer comunicação, ele confunde o receptor da mensagem e afasta potenciais clientes. É fundamental identificar esse ruído dentro da sua empresa e eliminá-lo, construindo uma comunicação clara e eficiente.

Para que sua comunicação seja eficiente é necessário começar internamente, é preciso que todos da empresa saibam qual o objetivo da marca. Esse trabalho se inicia desde a integração do novo colaborador, apresentando a marca e demonstrando o que significa fazer parte da equipe. Até uma apresentação aos diretores, alinhando objetivos e comunicação.

É importante que sua marca tenha uma frase de apoio, mas ele deve ser pensado com bastante atenção porque ele será o lema da sua marca, aonde sua marca for ele irá acompanhá-la. Essa frase deve expressar o que sua marca faz e como ela melhora a vida de seu cliente. E todos os membros da empresa devem tê-la na ponta da língua.

Existem uma espécie de checklist para elaborar um mote – ou slogan como preferir – que supere o ruído e tenha um efeito positivo diante de futuros clientes.

Qual é o problema?

Essa é a primeira questão que você deve responder, qual é o problema que seu cliente enfrenta e que você pode resolver? Esse é o carro-chefe do seu mote, a solução que sua marca oferece para o seu cliente.

Transformação

Como uma atividade de visualização: imagine seu cliente antes de conhecer sua marca, sofrendo por causa de seu problema e após conhecer sua marca; vivendo melhor por não ter mais de conviver com tal dificuldade. Seu mote precisa passar essa visão ao seu cliente potencial, que sua vida irá melhorar após conhecer sua marca.

Guia

Todo super-herói tem um guia, alguém mais experiente e com bastante conhecimento que o ajuda a vencer seus desafios, na nossa vida é assim também. As pessoas precisam que a sua marca as ajude a resolver seus problemas, por isso se posicione como um guia.

Objetivismo

Seja objetivo com o que comunica, o ser humano tem como instinto evitar o gasto de energia e pensar demanda o uso de energia. A mensagem deve estar clara na cabeça do cliente assim que ele a receber.

Essas é o checklist básico para que a sua comunicação seja limpa e sem ruídos. Seguindo os passos e colocando uma pitada de criatividade você pode terá mensagens claras e que converteram interessados em clientes.

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