Papo de Mercado: Como construir o clima organizacional na sua empresa?

  • 18/03/2022 às 16:55

Sua empresa se preocupa com os colaboradores? Antes de mais nada eu realmente preciso saber disso. Se você exige que o profissional tenha comprometimento e se preocupe com o andamento da sua empresa, você deve fazer o mesmo por ele – afinal toda e qualquer relação que não é mútua termina – certo? E se você pensou na fatídica frase – e eu espero que não o tenha – “ele é pago para isso” esse conteúdo será ainda mais fundamental para você transformar a sua empresa.

Tá, mas o que é clima organizacional? Basicamente é a visão e o sentimento dos colaboradores quanto a empresa. Sendo assim, o clima representa o nível de satisfação das equipes com a empresa, permitindo a identificação do grau de vínculo dos colaboradores com a empresa.

Um clima organizacional positivo resulta em:

  • Aumento da produtividade;
  • Maior engajamento e motivação;
  • Equipes mais criativas e retenção de talentos;
  • Redução nos índices de turnover;
  • Menos retrabalho e conflitos internos;
  • Queda do absenteísmo;
  • Fortalecimento da comunicação interna;
  • Qualidade de vida para os colaboradores e bom relacionamento interpessoal;
  • Preservação da saúde física e mental das equipes. 

Agora que você conhece todos os benefícios de um bom clima organizacional, você pode começar a construir isso na sua empresa.

Por onde começar?

Essa é uma dúvida comum quando se pensa em um projeto, nesse caso basta ouvir seus colaboradores. Elabore uma pesquisa para entender o que os funcionários gostam e o que eles acreditam que pode evoluir na empresa. Abaixo apresentamos algumas perguntas que podem nortear sua pesquisa:

  • Os colaboradores consideram a empresa um bom lugar para trabalhar?
  • O ambiente promove motivação ou desmotiva as equipes?
  • Há incentivos para desenvolvimento de carreira?
  • Os profissionais têm objetivos individuais e coletivos?
  • Qual a opinião deles sobre práticas adotadas pela gestão?
  • Os colaboradores estão satisfeitos com a distribuição de tarefas?
  • Eles estão alinhados com os valores organizacionais?
  • Os cargos de gestão estão ocupados por pessoas capacitadas?
  • A empresa defende o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
  • O relacionamento interpessoal é saudável?
  • Existe comunicação interna eficiente e transparente?

Esses são alguns exemplos de perguntas que podem preencher o formulário de pesquisa, ele pode ser encaminhado por e-mail e respondido de forma anônima, para que não haja constrangimento no momento de dar as respostas – afinal ninguém quer assinar que os gestores atuais não são capacitados para o cargo.

Hora de colocar em prática!

Com as respostas em mãos você terá o diagnóstico da situação da empresa, agora basta medicar – uma pequena metáfora de medicina para ficar mais fácil de entender. Realize ações que melhorem os pontos que não estão satisfatórios, atente a alguns apontamentos e mantenha o que está funcionando. Mas assim como nos outros itens, separamos algumas ações que podem auxiliar no processo:

  • Implementar uma cultura de feedback: vez ou outra é valido falar para o colaborador que ele está fazendo um bom trabalho ou orientar, chamar atenção apenas nos errados pode desgastar a relação;
  • Fortalecer a comunicação interna: todos os funcionários devem conhecer a marca e seu propósito, não importa se tem contato com o público ou não. No ambiente de trabalho todos devem ter a mesma linguagem quando se trata da empresa;
  • Tornar a jornada de trabalho mais flexível: calma, não estamos falando de sair no meio do trabalho ou algo do tipo – por mais bom que isso possa ser – eu falo sobre não colocar regras extremamente rígidas e imutáveis;

Toda empresa precisa de um bom clima organizacional, trabalhar em um ambiente hostil prejudica não somente os funcionários, mas a empresa como um todo. Com o aumento da satisfação em exercer sua função, cada funcionário alavanca a empresa. Para encerrar, espero que sua empresa já tenha um bom clima organizacional e possa melhorar ainda mais com as dicas.

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