Papo de Mercado: Como conciliar trabalho e estudos

  • 06/08/2021 às 13:50

A rotina de trabalho, por vezes, acaba sendo desgastante e o tempo parece escasso. Para quem, além do trabalho, tem a maratona de estudos a impressão é de que não é possível manter o bom rendimento em ambas as partes. Mas pode ficar tranquilo, hoje vamos te dar algumas dicas para você conciliar seu trabalho com os seus estudos!

Organize sua rotina

O primeiro passo para administrar melhor o seu tempo é organizar previamente o seu dia a dia. Fazer um checklist das atividades que você deve realizar, anotando todos os seus compromissos, dos maiores aos menores. Também é importante anotar em qual momento do dia você irá realizar cada uma dessas tarefas, isso impede que você esqueça de alguma atividade.

Otimize seu tempo

Outro fator importantíssimo é otimizar o período focado na realização das atividades, ou seja, no momento de fazer um projeto do trabalho ou então no momento dos estudos, concentre-se apenas na tarefa que você está realizando. Com todo o seu foco voltado para a atividade, sem se dispersar, o resultado da atividade será melhor e chegará de forma mais rápida.

Aproveite o tempo ocioso

No dia a dia temos momentos ociosos que, quando analisamos a nossa produção diária, percebemos que poderiam ter sido utilizados de forma mais produtiva. Caso você se desloque até o trabalho de ônibus você pode utilizar esse tempo para ler algum artigo da faculdade. Assim, esses períodos que antes eram inúteis, passam a ser produtivos.

Entenda o que funciona para você

Manter a concentração em uma rotina de trabalho e estudos, principalmente por causa do cansaço, é uma tarefa difícil. Por isso, entender o que funciona para você é essencial para aproveitar o tempo da melhor forma. Você aprende melhor lendo, observando ou escrevendo? Saber essa resposta vai fazer com que você não perca tempo estudando de uma maneira que não lhe trará os melhores resultados. Também existem diversos métodos para otimizar os estudos, dividir as atividades maiores em pequenas tarefas é um método bem interessante.

Encontre um tempo para você

Sim, isso é possível! Com a correria do trabalho e a maratona de estudos, as vezes, parece inviável conseguir um tempo para fazer outras coisas, mas é muito importante ter um tempo para descansar. Seguindo os passos acima, você conseguirá organizar a sua agenda e arrumar espaço para curtir com os amigos, com a família ou então se curtir também. Descansar também é uma etapa fundamental para conseguir conciliar o trabalho e os estudos. Todos precisamos de pelo menos oito horas de sono para que tenhamos saúde e disposição para cumprir a jornada diária.

Não é fácil, mas é possível sim conciliar o trabalho com os estudos. E com isso, você conquista todo o conhecimento de uma graduação e o tão sonhado diploma, ao mesmo tempo que se mantém no mercado de trabalho.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado