Papo de Mercado: Como a tecnologia pode aumentar as suas vendas

  • 17/12/2021 às 18:19

A pandemia acelerou o processo de digitalização de toda a população, as compras online cresceram e as tecnologia para facilitar as compras também. Mas ainda assim muitos dos processos de compra online, e aqui eu me refiro desde o momento em que o cliente entra no site até o pagamento, não são corretamente planejados e acabam resultando em um número baixo de vendas.

Grande parte das compras partem de uma ação impulsiva do desejo de comprar, mas quanto mais tempo seu cliente espera desde o ato da decisão de comprar até efetuar a compra pode fazer com que ele mude de ideia. Confira abaixo quais são os processos de uma compra online e como você pode facilitá-los para o seu cliente.

  1. Reconhecimento:

Para uma compra acontecer o cliente deve perceber que necessita de algo ou então que tem algum problema e precisa comprar a solução. Aqui começa a função do marketing: não é possível implementar um problema ou um desejo em alguém, mas é possível estimular esse desejo ou a percepção de algo que não estava claro. O primeiro trabalho é estimular o seu cliente a perceber que ele precisa de você;

  1. Pesquisa:

Identificada a necessidade, os clientes iniciam a segunda etapa: começam a pesquisar sobre as soluções para seu problema. As pessoas confiam cada vez menos nas marcas, portanto pesquisam bastante antes de efetuar uma compra. Pesquisam preços, qualidade, avaliações e todos os outros assuntos possíveis;

  1. Decisão de compra:

Após fazer as pesquisas o cliente toma a decisão de compra, então ele vai até o seu site para fazer a compra. Portanto é fundamental que seu site seja capaz de fazer com que ele consiga, sozinho, chegar até o ambiente de compra. Evite muitas páginas até o ponto de compra ou formulário muito extensos;

  1. Pagamento:

A página de compra deve ser intuitiva e demonstrar a segurança e o comprometimento com os dados do cliente. Esse também é o momento em que seu cliente deve sentir-se feliz e satisfeito com o seu atendimento.

É importante que todas as etapas do site sejam voltadas para facilitar a experiência do cliente, fazendo com que ele volte a comprar com você.

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