Existem algumas áreas do mercado de trabalho que, com o avanço da tecnologia, tendem a desaparecer. Porém outras profissões seguem na direção contrária e, a cada ano, ganham maior notoriedade no mundo do trabalho. Uma dessas áreas é a da saúde, a sociedade tem apresentado uma preocupação maior com a saúde. A pandemia trouxe muitas adversidade e instabilidades emocionais, aumentando a busca por profissionais da saúde mental.
Estudos apontam que podem faltar profissionais da área no futuro, pois a busca por psicólogos aumentou em 26% de 2019 para 2020. Esse número tende a aumentar nos próximos anos com a redução dos casos de coronavírus e com os danos que a pandemia trouxe para a sociedade.
Agora que você sabe que o mercado de trabalho para o psicólogo está em ascensão vamos te contar tudo que você precisa saber sobre a graduação e sobre as áreas que o profissional pode atuar.
Sobre a graduação
O Curso de Psicologia tem como objetivo a formação do psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, cuja formação será norteada na atuação em diferentes contextos profissionais, considerando a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, especialmente nos ambientes palco do mundo do trabalho. Além disso, objetivará o desenvolvimento de uma atitude empreendedora diante da própria vida, e carreira profissional, com uma constante capacidade de aprender a aprender.
As disciplinas do curso são em sua maioria teóricas e abordam as diversas correntes e áreas da Psicologia. O aluno aprende, por exemplo, sobre Psicologia Clínica, Social, Educacional e Organizacional, entre outras. Um dos objetivos do psicólogo é entender o comportamento humano, como nos relacionamos com outras pessoas e como lidamos com nossos sentimentos. Para a conclusão do curso é necessário um estágio na área e algumas unidades exigem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O profissional de Psicologia
Preocupar-se com o bem-estar das outras pessoas é uma das principais características do profissional de Psicologia. Porém o gosto de entender a mente humana, ter boa interpretação e capacidade de ouvir os outros também é fundamental para um bom profissional.
Ao concluir sua graduação o profissional estará apto para atuar nas mais diversas frentes da área, como:
Mercado de Trabalho
Ao citarmos o profissional de psicologia, instantaneamente ligamos a imagem do profissional que atua no atendimento clínico. Porém o campo de atuação desse profissional é muito maior, podendo se expandir para a área esportiva, educacional, recursos humanos e até departamento de marketing.
Confira abaixo algumas das áreas de atuação do profissional de psicologia:
Tratamento de problemas emocionais individualmente ou em grupos;
Realizar o acompanhando pacientes internados e de seus familiares;
Orientar, realizar testes vocacionais e auxiliar pessoas em sua vida profissional. Também auxiliando no processo de seleção de novos funcionários;
Atendendo atletas preparando-os para as competições e fazendo o acompanhamento;
Realizar o acompanhamento psicológico para pessoas em tratamento.
Acompanhar processos jurídicos de adoção, guarda de filhos ou violência contra menores.
Como ingressar no mercado de trabalho
O estágio é a principal porta de entrada para os graduandos em Psicologia, algumas clínicas aceitam alunos que já tenham passado por algumas etapas da graduação, geralmente em torno de cinco semestres. Algumas universidades possuem clinicas em que os alunos podem atender e desenvolver suas habilidades, essas são as principais possibilidades para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.