O profissional de Educação Física nos jogos olímpicos

  • 04/08/2021 às 15:11

A Olimpíada é o maior evento esportivo do mundo, são mais de 11 mil atletas de 204 países que, simpaticamente, invadem nossas casas e nos contagiam com o espírito olímpico. Além dos atletas, milhares de profissionais trabalham nos bastidores para que possamos desfrutar do espetáculo. Mas você já se perguntou quais são os profissionais que fazem as Olimpíadas? Hoje vamos te contar as funções que o profissional de Educação Física pode cumprir dentro desse megaevento.

Mas antes de te contar onde o profissional pode atuar, vamos te explicar quais são os conhecimentos que um educador físico possui. O profissional detém conhecimento de anatomia, fisiologia e bioquímica, ou seja, do funcionamento do corpo como um todo. Além destes, uma boa comunicação e conhecimento básico de psicologia são fundamentais para saber a melhor forma de motivar cada um de seus alunos. E, é claro, prescrever e avaliar exercícios físicos.

Agora que você sabe os principais conhecimentos de um profissional de Educação Física, vamos te contar quais as funções que ele pode ocupar no maior evento esportivo do mundo.

Atleta

Isso mesmo, muitos atletas se formam em Educação Física a fim de compreender melhor o funcionamento do próprio corpo. Com o aumento no nível técnico de todas as competições, o conhecimento proporcionado pela graduação se torna um diferencial, fazendo com que o atleta eleve seu desempenho.

Treinador

Todo grande atleta possui um excelente treinador, são eles que tornam os esportes cada vez mais competitivos. Estão sempre se atualizando e explorando todos os recursos para que seus pupilos alcancem o ápice de suas performances. Possuem o conhecimento técnico, físico e mental para extrair o potencial máximo do atleta.

Avaliador físico

Para participar da competição todos os atletas passam por avaliação física. O procedimento se deve a fim de avaliar se o atleta possui condições física de disputar o campeonato, visando a saúde dos atletas e evitar lesões.

Laboratórios

Devido aos seus conhecimentos bioquímicos, o profissional é capaz de auxiliar os médicos nos laboratórios na coleta de exames, como o antidoping por exemplo.

Fisioterapia

Tratar e recuperar os atletas também é uma função que o Educador Físico pode exercer. Atletas de alto desempenho, apesar do enorme preparo físico, exigem muito da musculatura e, por vezes, acabam sofrendo lesões. Recupera-los de forma rápida e eficiente é um grande desafio.

Organização

A Olimpíada é o maior evento esportivo do mundo e, por isso, muitos profissionais agem nos bastidores para que tudo ocorra de forma tranquila e que atletas e fãs possam desfrutar dos jogos. Nesta área, o profissional de Educação Física pode atuar em diversos setores, como na comissão julgadora, no agendamento dos eventos, no credenciamento, entre outros.

Voluntario

Os voluntários auxiliam na organização para que o evento ocorra de forma tranquila. Os profissionais que ingressarem nessa função podem participar em diversos momentos, seja abertura, durante os jogos, operações de imprensa, dentre outros.

Você sabia que o profissional de Educação Física poderia atuar em todas essas áreas dentro das olimpíadas? Se a área de atuação é grande dentro do evento, no mercado de trabalho o leque de opções aumenta ainda mais.

Se interessou pela carreira de Educador Físico? O Grupo Uniftec possui o curso nos graus bacharel e licenciatura. A graduação te prepara para atuar em todas as áreas do mercado dessa profissão e estimula a característica empreendedora, sempre de forma tecnológica e inovadora.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado