IBGEN passa a operar como hub de negócios em Porto Alegre

  • 08/12/2021 às 09:17

Atenta aos movimentos do mercado e na busca por promover, cada vez mais, a interação entre empresas e meio acadêmico, o Grupo Uniftec/Ecoinove acaba de lançar o IBGEN Business Hub. Com a novidade, o Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios, em Porto Alegre, passa a operar como um ambiente para o desenvolvimento de novos negócios e o intercâmbio de experiências entre os diversos públicos.

“Criamos um espaço mais amplo do que uma escola de negócios, um ecossistema rico para o compartilhamento de ideias no contexto da inovação e das novas tecnologias. É uma tendência que já vem sendo observada em diversos lugares”, afirma o reitor e fundador do Grupo Uniftec, Cláudio Meneguzzi Jr.

Localizado na Av. Praia de Belas, no bairro Menino Deus, o IBGEN foi adquirido em 2016 pelo Grupo Uniftec e, atualmente, oferece cursos de graduação (Administração, Direito e Psicologia) e de pós-graduação (MBA em Gestão de Desenvolvimento Humano e Organizacional, MBA em Gestão de Finanças e Controladoria e MBA em Gestão Empresarial). Em um futuro próximo também irá ofertar graduação em Engenharia de Produção com foco em empreendedorismo e inovação. A unidade conta com, aproximadamente, 700 alunos presenciais e cerca de 400 na modalidade a distância. “Com o Business Hub, ele deixa de ter cunho exclusivamente acadêmico e passa a reunir diferentes atores do ecossistema, como statups, incubadoras e aceleradoras para fomentar e gerar novos projetos, associando novas práticas aos nossos alunos. Queremos usar o nosso capital humano para somar. Vai além de um coworking”, salienta a diretora operacional do IBGEN, Ana Paula da Silva, acrescentando que o instituto está localizado em uma região estratégica da Capital que movimenta muitos negócios.

Atuando desde 2012 no segmento de manufatura aditiva, a PrintUp 3D é o primeiro projeto instalado no novo hub de negócios do IBGEN. A empresa presta serviços de impressão 3D, engenharia reversa, escaneamento, projetos mecânicos para impressão 3D, modelagem e design de produtos impressos para o público geral. Na linha empresarial, faz projetos de produtos e equipamentos nas áreas de injeção de plásticos e fundição de peças metálicas. A PrintUp 3D também atua com treinamentos e consultorias de implementação de manufatura aditiva em processos industriais e dimensionamento de fazendas de impressão 3D para produção de protótipos de validação e pequenos lotes.

Em 2020 e 2021, a empresa focou na reestruturação comercial decorrente das mudanças de mercado geradas pela pandemia, dedicando-se também a projetos sociais como a produção de face shields, entre outros dispositivos, para proteção de trabalhadores essenciais e profissionais da área de saúde. “A vinda para o IBGEN é parte de uma nova iniciativa de inserção no mercado, unindo forças com o Grupo Uniftec, a fim de desenvolver um hub de inovação na cidade de Porto Alegre”, salienta Henrique Jongh, engenheiro de Controle e Automação, mestre em Design de Produto e diretor técnico da Print Up, Henrique Jongh.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado