Fies abre inscrições hoje, 5 de fevereiro

  • 05/02/2020 às 19:33

O Fies abre hoje, 5 de fevereiro, suas inscrições para o semestre 2020.1. O programa é voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos e oferece parcelamento após o fim do curso superior, sem cobrança de juros. As inscrições seguem até o dia 12 de fevereiro. Para realizá-la, basta seguir os passos:

  1. Acesse o site http://fies.mec.gov.br/;
  2. Selecione o opção de Inscrição e preencha com seu CPF, data de nascimento e código de verificação;
  3. Para ter direito ao Fies, além do aspecto financeiro, o candidato deve ter tirado mais de 450 ponto no ENEM e não pode ter zerado a redação;

O resultado da primeira chamada sai no dia 26 de fevereiro, com divulgação da lista de espera entre os dias 26 de fevereiro e 31 de março. O estudante que teve o financiamento aprovado deve complementar seus dados no portal entre os dias 26 de fevereiro e 7 de março. Depois, é preciso comparecer em até cinco dias úteis na instituição de ensino para passar pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento). O próximo passo é procurar um agente financeiro para efetivar a contratação.

Há ainda a modalidade de entrada pelo P-Fies, para alunos com renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até cinco salários mínimos. As principais diferenças é que, neste caso, há a cobrança de juros do agente financeiro e não há lista de espera. O candidato selecionado também não precisa complementar as informações no sistema do programa. Basta procurar a CPSA e o agente financeiro para garantir o contrato. Neste caso, o ENEM não é utilizado como critério de escolha, mas a ordem de solicitação.

Ao todo, cerca de 70 mil vagas estão disponíveis para o Fies; para o P-Fies, não há limite pré-estabelecido de vagas. Confira o edital do Fies 2020 aqui.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado