ESG: diretrizes para minimizar o impacto nas comunidades

  • 01/09/2021 às 15:45

Utilizada para designar as práticas ambientais, sociais e de governança adotadas por determinada organização, a sigla ESG (do inglês environment, social and corporate governance), vem cada vez mais conquistando espaço no vocabulário de líderes atentos em melhorar seus processos de administração e reduzir possíveis danos causados por seus negócios nas comunidades próximas. Boas práticas que podem minimizar os eventuais impactos negativos e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

“Quando falamos em ESG, melhores práticas ambientais, sociais e de governança, estamos falando em reforçar o nosso propósito, missão, visão e valores, promovendo mudanças na cultura e conscientização da importância desses pilares para todas as pessoas que fazem parte da nossa empresa e que estão inseridas ao nosso entorno”, explica Daiana Garcia, gerente do setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) e Compromisso ESG do Grupo Uniftec.

 O setor tem por objetivo difundir, entre os públicos internos e externos da instituição, as diretrizes de ESG e zelar para que todos os processos desenvolvidos pelas unidades localizadas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo e Porto Alegre, estejam alinhados, o que é determinante para fazer rodar esta grande engrenagem, acrescenta Daiana. “O ano de 2020 nos fez refletir ainda mais sobre a necessidade de se consolidar as práticas ESG. A pandemia tornou esse processo necessário, diante das dificuldades que enfrentamos atualmente. Temos a certeza de que, através da educação, podemos transformar o mundo em que vivemos, e o Grupo Uniftec se mantém atuante em relação à diversidade, à igualdade e à inclusão social. Começando por atrair e selecionar pessoas que possuam essas novas competências e valores, difundir no onboarding a importância deste tema, investir na formação dos funcionários, promover ações e implementar indicadores e metas claras para se chegar nos resultados esperados”, salienta a gestora.

Daiana cita ainda a Universidade Corporativa, por meio da qual são oportunizadas capacitações internas, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, de forma equânime. “Queremos, cada vez mais, nos tornar uma instituição que seja referência de transformação social. Formamos alunos e desenvolvemos profissionais para que façam a diferença em seus trabalhos, priorizamos a integridade e valorizamos o pensamento crítico e a capacidade de empreender”, reforça.

Algumas ações alinhadas aos compromissos ESG já realizadas pelo Grupo Uniftec:

  • CeO: Plataforma de Carreiras e Oportunidades, que possibilita a intermediação de vagas de empregos entre empresas, estudantes, egressos e toda a comunidade acadêmica, por meio de uma interface pública, intuitiva e descomplicada. Proporciona o contato direto, entre os interessados, de forma gratuita e assertiva. Data de implantação 11/2020.
  • Doações: Ações de arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e itens de higiene. Na mais recente, o Arraiá do Bem, foi arrecadada mais de uma tonelada de alimentos, sendo possível ajudar a cinco entidades sociais nos municípios onde há unidades do Grupo Uniftec. Data do Arraiá: 06/2021
  • Atendimento psicológico para a comunidade: Clínica escola de Psicologia do Grupo Uniftec. Local de estágios aos alunos que estão nos estágios obrigatórios. Possui parceria com entidades para promover o bem estar a quem necessita.
  • Cursos gratuitos: Através do Uniftec Online, são disponibilizados cursos gratuitos, possibilitando a capacitação e o desenvolvimento de pessoas para o mundo do trabalho. Sempre disponível.
  • Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras): Capacitação interna para os funcionários, promovendo a inclusão social. Início em 04/2021.
  • Desenvolvimento de nova maneira de utilização da ventilação não invasiva: Em parceria com o Hospital Virvi Ramos foi desenvolvido um novo método de ventilação não invasiva para pacientes com a covid-19. A tenda já está sendo utilizada no Hospital e mostrou bons resultados iniciais.
  • Ações de conscientização a sustentabilidade ambiental a respeito do consumo consciente de energia, água e papel.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado