Em Cena: O Dilema das Redes

  • 06/07/2022 às 14:45

Imagina se ex-funcionários das maiores empresas de tecnologia da atualidade se reunissem para falar sobre como as BigTechs consegue saber tudo sobre você, desde seu nome até o lugar onde quer passar as férias.

Foi exatamente isso que Jeff Orlowski fez em O Dilema das Redes. Mesclando realidade com ficção, o documentário alerta quanto aos cuidados que precisam ser tomados na internet e, principalmente, nas redes sociais.

Praticamente como uma crítica as redes sociais, o longa retrata os efeitos negativos causados na sociedade com o surgimento e disseminação das redes sociais. Perda da privacidade, aumento de doenças psíquicas, formação de opiniões em massa são os principais apontamentos.

Os ex-funcionários do Google, Facebook e Twitter trazem à tona o método utilizado para descobrir, através da internet e do seu smartphone, exatamente o que você deseja. O filme dá uma aula de marketing nesse ponto, mostrando como as empresas conseguiram um volume de informações de seus clientes jamais imaginado a 40 anos atrás.

 Jeff Orlowski explora os depoimentos dos especialistas para mostrar como as empresas prendiam os consumidores em bolhas sociais e moldavam uma realidade em que ele desejasse permanecer. É óbvio que o filme está longe de ser imparcial, contudo agrega muito por explorar um lado pouco comentado das redes sociais.

O documentário por si só é uma obra e tanto, contudo é obrigatório para quem se interessa pela área de marketing.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado