Psicologia te lembra o que? Uma conversa entre duas pessoas, enquanto uma fala dos problemas e a outra anota? Se por acaso é só essa a visão que você tem dessa área, saiba que você tá beeem enganado
Psicologia te lembra o que? Uma conversa entre duas pessoas, enquanto uma fala dos problemas e a outra anota? Se por acaso é só essa a visão que você tem dessa área, saiba que você tá beeem enganado 🤨
A Psicologia é um campo de estudo dinâmico, cheio de oportunidades de trabalho e pesquisa, que pode te levar a conhecer melhor as pessoas e a si mesmo. E o melhor: você já tem vivências reais da profissão desde a faculdade. Teoria + prática = sucesso!
Nesse texto, vamos te mostrar que não é só de clínicas que vive a Psicologia. Senta e relaxa, que a gente tem muita conversa pela frente 👩⚕👨⚕
A vida de um futuro psicólogo começa, claro, dentro da faculdade. A graduação em Psicologia tem, em média, 5 anos de duração e é ofertada por diversas instituições, por ser um curso renomado. Portanto, procure estudar em uma faculdade que dê valor aos professores e ao ensino.
Nas aulas, você vai estudar tudo que está relacionado à Psicologia. Por ser uma área MUITO ampla, as disciplinas são variadas e você termina aprendendo um pouco de cada área. Algumas cadeiras que você vai estudar na faculdade são:
Isso só para citar algumas disciplinas. Psicopatologia, por exemplo, estuda os distúrbios mentais e as doenças que provocam desvios de conduta; Psicofarmacologia aborda os remédios e seus efeitos químicos; e Neurociência, por exemplo, destaca as funções anatômicas do sistema nervoso. Sim, você vai estudar anatomia também (e talvez, quem sabe, segurar um cérebro de verdade 😱).
A Psicologia é um campo de estudo muito rico: milhões de psicólogos ao redor do mundo se dedicam a pesquisar sobre ela e cada vez mais entender as nuances da mente humana. Por isso, são diversas linhas de estudo e teorias para serem analisadas na faculdade. Acredite: até o fim do curso, gente como Sigmund Freud, Carl Jung, Aaron Beck e Melanie Klein vão ser como velhos amigos para você.
Mas a faculdade não fica só na teoria, longe disso. Desde a graduação, você vai viver experiências reais da profissão. E é aí que entram os tão esperados Estágios Supervisionados!
É apenas interagindo com pessoas reais, conhecendo seus aspectos e dilemas, que o estudante de Psicologia vai entender de verdade o que estudou nos livros. Psicologia, definitivamente, não vive só de teoria.
Por isso, desde muito cedo na graduação, o aluno é estimulado a realizar Estágios Supervisionados, em que é encaminhado para instituições ou clínicas para colocar seus conhecimentos em prática, sob o acompanhamento de um profissional formado. Alguns desses estágios, inclusive, fazem parte da matriz regular do curso de Psicologia.
A grande vantagem é que os locais onde você faz o estágio são possíveis oportunidades de trabalho. Dessa forma, o futuro psicólogo entra no mercado mais cedo, já com bagagem profissional.
Confira baixo alguns lugares onde você pode fazer o Estágio Supervisionado e trabalhar depois que concluir a graduação!
O tradicional trabalho do psicólogo, de atendimento aos pacientes, vai muito além do estereótipo. Essa função pode agregar conhecimento de estudo de caso ao profissional, que vai se deparar com os mais variados pacientes e ajuda-los a enfrentar seus problemas pessoais.
O psicólogo pode ser requisitado para diversas funções nas escolas. Você pode auxiliar na relação entre alunos e deles com seus pais, realizando acompanhamento familiar, além de contribuir para o planejamento educacional da instituição.
A mente é, muitas vezes, a maior inimiga dos atletas. O psicólogo esportivo auxilia o competidor a superar essa barreira e alcançar novos objetivos, seja individual ou coletivamente. Foco, força e fé 💪
Um dos locais mais desafiadores para se trabalhar como psicólogo, os hospitais reúnem um leque de possibilidades. Com certeza, você vai se deparar com situações trágicas que vão demandar todo o seu conhecimento e profissionalismo para ajudar os pacientes. O desafio recompensa com muito aprendizado e reconhecimento!
Casas voltadas para a assistência social também são um ambiente interessante para você estagiar ou trabalhar. Aqui, você auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade social. É um trabalho humanitário, acima de tudo 🤗
Quanto mais a humanidade avança, mais o psicólogo se torna necessário. Estudar essa graduação é um trabalho humano, que te coloca lado a lado com as pessoas, na missão mais pura de todas: ajudar o próximo 💙
Se você gostou de como é a faculdade e onde você pode trabalhar como psicólogo, o seu lugar é nessa graduação. Com certeza serão anos muito bem vividos!
Mas lembre-se de escolher uma faculdade que tenha a mesma visão do curso que você, com comprometimento e profissionalismo. Seja bem-vindo!