Como manter uma boa saúde mental durante o isolamento social?

  • 31/03/2020 às 16:34

Como toda situação que atrai olhares do mundo inteiro, a pandemia de coronavírus provoca efeitos que vão muito além da doença em si. Um exemplo disso é o estado de alerta: a incerteza sobre o futuro causa prejuízos na vida de algumas pessoas, como ansiedade e insônia. O isolamento social, necessário para conter o avanço do problema, é o principal causador dessas crises, junto ao medo de contrair o coronavírus.

Por isso, cuidar da saúde mental é de extrema importância durante a quarentena. Confira abaixo algumas dicas, formuladas pela coordenadora do nosso curso de Psicologia, Débora Frizzo, de como manter a mente sã durante esse período:

  • Mantenha rotinas bem estabelecidas ao longo do dia, com horário para acordar, fazer as refeições, descansar e trabalhar;
  • Gerencie e não exagere no consumo de notícias. O excesso de informações, ao invés de ajudar, pode desencadear emoções desconfortáveis, difíceis de lidar sozinho;
  • Mantenha rotinas de auto cuidado. Por exemplo, não ficar de pijama o dia todo e não relaxar dos cuidados diários com a higiene. Eles ajudam na manutenção da sensação de bem estar;
  • Mantenha uma rotina alimentar nutritiva e saudável. Mantenha-se hidratado.
  • Vigie seus pensamentos, tentando monitorar o excesso de ideias alarmistas, catastróficas e pessimistas. Esse tipo de pensamento paralisa as pessoas, ao invés de motivá-las para a ação;
  • Aproveite o tempo para exercitar uma habilidade fundamental para a resiliência: a auto observação. Se conhecer e refletir sobre a própria vida é sinônimo de saúde mental;
  • Mantenha os vínculos digitais com seu círculo de amigos, colegas e familiares. É uma forma possível de evitar a sensação de isolamento e perda de sentido da vida.

Caso você precise de apoio emocional, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

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