Estamos vivendo um momento muito delicado. Passando por uma crise na saúde, economia e política. A situação, inevitavelmente, já está afetando as finanças de muitos de nós.
Pensando nisso, o Grupo Uniftec trouxe algumas dicas para minimizar os danos nas suas finanças. O guia abaixo foi produzido pela economista e professora do Uniftec, Regina Genari. Confira!
Faça seu orçamento
Quais são as suas receitas? Quais são os seus gastos? Anote tudo e tenha na ponta do lápis todos esses dados. Esse é o ponto de partida. Seja realista e verdadeiro com você mesmo!
Depois disso, analise cada um dos seus gastos. Estamos em um momento de incertezas e isso exige de nós muita cautela.
Reduza seu orçamento
Quais reduções você pode fazer no seu orçamento?
Dica: separe seu dinheiro em envelopes, tenha um envelope para tipo de despesa, por exemplo, o envelope para a alimentação/mercado. Um envelope para lazer. Um envelope para cuidados pessoais. Assim você sabe o quanto ainda pode gastar em cada tipo de despesa.
Crie alternativas para aumentar a renda
Depois de revisados todos os gastos e ajustados todos os excessos, é hora de usar a imaginação e criar alternativas para aumentar sua renda.
Não esqueça da prevenção!
Com a retomada do comércio, e após tantos dias de quarentena, é possível que você queira sair, passear e ver vitrine. Porém ATENÇÃO, não haja por impulso, lembre-se que estamos passando por um momento bem delicado e de muitas incertezas. Antes de comprar responda esses três pontos.
Só depois dessa consulta, e de exercício de consciência, é que você irá decidir se irá realizar a compra ou não.
Se a sua renda não foi afetada de forma negativa pela circunstância que estamos passando, sugiro fortemente que você faça sua Reserva de Emergência, caso ainda não tenha. É ela que irá lhe salvar caso você seja afetado pela crise.
Lembre-se das três regras de ouro: