Como cuidar das suas finanças em meio ao COVID 19

  • 07/05/2020 às 15:04

Estamos vivendo um momento muito delicado. Passando por uma crise na saúde, economia e política. A situação, inevitavelmente, já está afetando as finanças de muitos de nós.

Pensando nisso, o Grupo Uniftec trouxe algumas dicas para minimizar os danos nas suas finanças. O guia abaixo foi produzido pela economista e professora do Uniftec, Regina Genari. Confira!

Faça seu orçamento

Quais são as suas receitas? Quais são os seus gastos? Anote tudo e tenha na ponta do lápis todos esses dados. Esse é o ponto de partida. Seja realista e verdadeiro com você mesmo!

Depois disso, analise cada um dos seus gastos. Estamos em um momento de incertezas e isso exige de nós muita cautela.

Reduza seu orçamento

Quais reduções você pode fazer no seu orçamento?

  • Você pode substituir restaurante por fazer sua própria refeição. Fazer um jantar no sábado à noite ao invés de pedir um delivery.
  • Corte a compra de supérfluos. Compre apenas o necessário e com sabedoria. Se possível, compre do comércio local e do pequeno negócio.
  • Deixe o cartão de crédito e débito em casa. O uso de dinheiro em espécie faz com que pensemos mais no momento de gastar, e não nos deixa cair na tentação de comprar o que não precisamos.

Dica: separe seu dinheiro em envelopes, tenha um envelope para tipo de despesa, por exemplo, o envelope para a alimentação/mercado. Um envelope para lazer. Um envelope para cuidados pessoais. Assim você sabe o quanto ainda pode gastar em cada tipo de despesa.

Crie alternativas para aumentar a renda

Depois d

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado