Como administrar melhor o seu tempo para alcançar alta produtividade?

  • 03/12/2021 às 15:33

Nós temos 24 horas em um dia desde o início dos tempos, mas a impressão é que a cada dia elas tem diminuído. São os compromissos comuns, mais reuniões, atividades, passar no mercado e estudar. Eu sei, parece que não tem como dar conta de fazer tudo e ainda ter algum tempo livre para descansar, mas com essas dicas que, com a ajuda do Antônio Fernando Dini, Coordenador do curso de Administração aqui do Uniftec, você vai conseguir otimizar seu tempo e alcançar a alta produtividade.

  • Diminua as distrações

Enquanto estiver fazendo alguma atividade deixe o celular no silencioso, vá para algum lugar quieto ou então coloque alguma música para se concentrar. É importante não ser interrompido, pesquisas apontam que a cada 3 minutos somos interrompidos por uma mensagem, uma conversa paralela ou um pensamento distante. Portanto concentrar-se na atividade em questão otimizará seu tempo.

  • Faça uma agenda

Saber quais são as atividades que você terá que cumprir na semana fazem com que involuntariamente pensemos sobre as tarefas e que na hora de executá-las as ideias já estejam na cabeça. Além de evitar esquecer de alguma atividade e não perder tempo pensando o que precisa fazer.

  • Tire as pendências da cabeça

A conta de casa, as compras do mercado ou a atividade seguinte não devem estar nos seus pensamentos durante a realização de uma tarefa. Isso limita sua criatividade e desacelera o processo.

  • Faça agora e não deixe para amanhã

Se tem algo difícil para fazer faça o quanto antes, depois de concluir essa tarefa as outras pareceram bem mais simples. Não adie atividades, pois isso acaba se tornando um ciclo e você pode acumular muitas atividades e não dar conta de cumpri-las.

  • Tenha foco

Saiba o que está fazendo e porque. Todas as atividades que fazemos tem algum motivo, seja pessoal ou profissional, portanto lembre-se dele e mantenha-se focado em alcançá-los.

  • Saiba priorizar

As vezes vamos nos deparar com situações em que realmente não conseguimos dar conta de todas as tarefas, por isso priorize as mais urgentes e mais importantes.

  • Seja gestor do próprio tempo.

Tenha a consciência de que as atividades terão de ser feitas, cedo ou tarde você terá de encará-las. Com a agenda na mão, organize em qual momento você fará cada uma das atividades e tente seguir esse planejamento.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado