CIC de Antônio Prado publica artigo de professoras do Uniftec

?

A Revista CIC – Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária de Antônio Prado publicou em sua IX edição, de outubro de 2017, artigo sobre o tema “Gestão e Inovação em um mundo que muda rápido”, assinado pelas professoras do Grupo Uniftec Caroline Tolazzi, Litz Tomaschewski Moitta e a Pró-Reitora Acadêmica do Uniftec Centro Universitário e Diretora das unidades Ftec Faculdades de Bento Gonçalves e de Novo Hamburgo, Debora Frizzo. Confira abaixo o artigo na íntegra:

 

“Ao longo dos anos foi possível observar grandes mudanças no contexto social e organizacional. Mudanças como a competitividade no mercado, a maneira como os membros da sociedade se relacionam, o acesso à novas matérias primas para a realização dos velhos e novos produtos, o acesso e o uso cada vez maior de das tecnologias, são algumas das mudanças que podemos elencar dentre tantas outras.

E com isso, podemos dizer que o comportamento e as necessidades das pessoas seguiram o mesmo fluxo de mudança, fazendo com que se tornassem muito mais exigentes e sedentas por novidades. Como consequência é sine qua non que as organizações, seus processos e produtos, busquem continuamente maneiras de encantar seus clientes com novidades e inovações.

Não é de hoje que vemos a necessidade das organizações (seus processos e produtos) reprojetarem-se. Adaptarem às novas exigências, reconhecendo seu papel no meio organizacional, e as demandas de seus mercados. Essa é essência da Gestão da Inovação: as organizações devem inovar constantemente. E aqui, vale a pena o destaque: quando falamos em inovação, não estamos falando necessariamente na ideação de algo que não existe, de algo mágico, mas sim de criar um diferencial competitivo que atenda o desejo do mercado, criando inclusive, novos desejos e necessidades. Aí sim é possível dizer que houve inovação.

Uma estratégia para enfrentar este mundo que se apresenta cada vez mais imprevisível, é a busca pelo conhecimento por todos os profissionais que compõe a organização. O conhecimento, seja ele tácito ou implícito subsidiará a tomada de decisão, principalmente sobre quais caminhos percorrer. Alinhado a isso, estão as práticas da gestão, que tem como um de seus objetivos principais, a geração de valor e resultados para a organização, tendo que desafiar-se constantemente em realizar as mudanças, cada vez mais assertivas, tendo como base um cenário futuro imprevisível. Ultrapassando, principalmente, os possíveis medos e resistências oriundos do próprio processo de mudança.

Continuamente, é possível perceber que as empresas investem em recursos tecnológicos, e isso é importante, mas só isso não significa sucesso. É importante que este investimento seja proporcional para com seu capital intelectual, afinal, são estes que farão uso estratégico dos recursos, otimizando os processos, minimizando os custos e gerando valor para a organização.

Temos assistido um processo de reestruturação de algumas empresas, e percebe-se que, na maioria dos casos, cerca de 40% da estrutura existente era totalmente desnecessária, oriundas de um passado para cumprir funções que antes eram necessárias. As necessidades desapareceram, mas a estrutura continuava firme tirando, por vezes, o vigor e a competitividade da organização, impedindo assim seu crescimento.

Hoje, com o acesso facilitado às informações, e as relações super conectadas, é necessário que o gestor também reveja suas práticas, e se desfaça de velhos conceitos. Inovar na gestão significa conectar-se consigo, desenvolver habilidades sociais e preocupar-se com o crescimento dos seus liderados. É necessário que o gestor se reconheça para que possa reconhecer o outro. Esta talvez seja a maior contribuição que o gestor pode dar à sua empresa: valorizar o que ela tem de mais especial - as pessoas.

Isso se chama Inteligência Emocional! Tão necessária para o sucesso do gestor, da equipe e da organização, quanto saber escrever o próprio nome”.

 

 

Caroline Tolazzi – Psicóloga Especialista em Gestão de Pessoas, coordenadora do curso de RH do Uniftec

Litz Tomaschewski Moitta – Esteticista e coordenadora do curso de graduação em Estética e Cosmética

Debora Frizzo – Psicóloga, Pró-Reitora Acadêmica do Uniftec Centro Universitário e Diretora das unidades Ftec Faculdades de Bento Gonçalves e de Novo Hamburgo


 

 

Ana Paula Boelter
Jornalista |Mtb 14263
Assessoria de Comunicação
Grupo UniFtec
54 3027 1300 R:599
Vestibular Agendado
inscricao.ftec.com.br

Compartilhe com alguém