Aulas online: a visão dos alunos e professores

  • 08/04/2020 às 16:56

Desde o dia 23 de março, as aulas presenciais de todas as instituições do Grupo Uniftec estão ocorrendo no formato online. A medida vem em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar aglomerações em combate ao novo coronavírus.

Dessa forma, os alunos estão recebendo o mesmo conteúdo programado sem sair de casa, por meio de transmissões ao vivo e debates online. As aulas ocorrem via Moodle, o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Grupo Uniftec.

A mudança veio de forma repentina, acompanhando uma onda global de prevenção. Os alunos presenciais, no entanto, estão aprovando o novo formato, que, mesmo provisório, tem sido proveitoso e enriquecedor. “Os professores estão fazendo um excelente trabalho, se esforçando ao máximo para conseguir atingir todos os alunos e sanarem qualquer dificuldade”, destaca a aluna de Design em Caxias do Sul, Évilin Nascimento.

O comprometimento dos professores em oferecer o melhor conteúdo no formato online é um dos pontos mais destacados pelos alunos. “As aulas online estão superando as expectativas. Os professores estão se esforçando muito, gravando vídeos, fazendo as lives e elaborando os trabalhos”, frisa Renato de Almeida, aluno de Direito em Caxias do Sul. O diretor do EAD do Grupo Uniftec e professor Rafael Giovanella lembra que os docentes foram treinados para esse novo momento. “Tivemos capacitações em todos os sábados, com todos os professores. Eles melhoraram suas aulas e acrescentaram novos detalhes para o formato online”, explica.

A aluna de Psicologia em Caxias do Sul, Luana Fritzen, atesta a funcionalidade dessas capacitações. “Mesmo tendo que nos adaptar à modalidade a distância, as aulas continuaram as mesmas. Tem sido muito produtivo e prazeroso”, destaca a estudante. Professora de Luana, Débora Frizzo é pró-reitora do Grupo Uniftec e também enxerga o lado positivo do momento. “As aulas online são um desafio. É uma ótima oportunidade para nós, professores, nos reinventarmos e atualizarmos nossa pedagogia”, avalia. “O conhecimento e a vontade de aprender não conhecem obstáculos”, finaliza a também coordenadora do curso de Psicologia, em Caxias do Sul.

O retorno das aulas presenciais foi prorrogado para o dia 30 de abril, seguindo recomendação do Governo Estadual. O Grupo Uniftec trabalha em duas frentes: garantir a saúde de seus alunos e colaboradores; e manter a qualidade de ensino que o fez uma referência como instituição de ensino.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado