Alunos dos Cursos Técnicos desenvolvem veículo autônomo

  • 30/05/2019 às 14:06

Pelo segundo ano consecutivo, os cursos técnicos do Grupo Uniftec desenvolvem projetos de produtos eletrificados, como trabalho final para a formação. Dentro dessa atividade, os alunos já desenvolveram três veículos elétricos de alta eficiência energética, uma cadeira de rodas motorizada e um sistema de transmissão para transformar cadeira de rodas manuais em motorizadas. Para o atual semestre, o desafio aumentou.

Os concluintes dos cursos técnicos de Mecânica, Eletrônica e Automação precisam desenvolver um AGV (Autonomous Guided Vehicles), um veículo que transita de forma autônoma, sem a necessidade de um ser humano para conduzi-lo. No mercado, os AGV são muito utilizados em fábricas, para distribuição e coleta de materiais, aumentando a produtividade dos sistemas logísticos por sua praticidade. Além de construir o AGV, os alunos devem projetá-lo para ser um produto de baixo custo, exigindo criatividade e adaptabilidade – duas características desenvolvidas durante o curso técnico. A atividade é coordenada pelos professores Geison Rasia e Eduardo Tende e pela coordenadora dos Cursos Técnicos, Diana Sirtoli.


O projeto conta com o apoio das empresas Imobrás e Metalmatrix, que auxiliaram na formatação do desafio, montagem do problema e suporte financeiro aos alunos. A Imobrás produz motores elétricos de corrente contínua e a Metalmatrix, abraçadeiras; elas atuam nos segmentos automotivo, agrícola, industrial, naval, autopeças, construção civil, dentre outros.

No final do semestre, os alunos irão defender seus projetos de AGV

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado