Alunos dos Cursos Técnicos desenvolvem veículo autônomo

Pelo segundo ano consecutivo, os cursos técnicos do Grupo Uniftec desenvolvem projetos de produtos eletrificados, como trabalho final para a formação. Dentro dessa atividade, os alunos já desenvolveram três veículos elétricos de alta eficiência energética, uma cadeira de rodas motorizada e um sistema de transmissão para transformar cadeira de rodas manuais em motorizadas. Para o atual semestre, o desafio aumentou.

Os concluintes dos cursos técnicos de Mecânica, Eletrônica e Automação precisam desenvolver um AGV (Autonomous Guided Vehicles), um veículo que transita de forma autônoma, sem a necessidade de um ser humano para conduzi-lo. No mercado, os AGV são muito utilizados em fábricas, para distribuição e coleta de materiais, aumentando a produtividade dos sistemas logísticos por sua praticidade. Além de construir o AGV, os alunos devem projetá-lo para ser um produto de baixo custo, exigindo criatividade e adaptabilidade – duas características desenvolvidas durante o curso técnico. A atividade é coordenada pelos professores Geison Rasia e Eduardo Tende e pela coordenadora dos Cursos Técnicos, Diana Sirtoli.


O projeto conta com o apoio das empresas Imobrás e Metalmatrix, que auxiliaram na formatação do desafio, montagem do problema e suporte financeiro aos alunos. A Imobrás produz motores elétricos de corrente contínua e a Metalmatrix, abraçadeiras; elas atuam nos segmentos automotivo, agrícola, industrial, naval, autopeças, construção civil, dentre outros.

No final do semestre, os alunos irão defender seus projetos de AGV frente a uma banca avaliadora, composta por engenheiros das empresas parceiras e professores dos cursos técnicos do Grupo Uniftec.

Assessoria de Comunicação Grupo Uniftec

Compartilhe com alguém