6 cursos para quem gosta de História

  • 07/05/2021 às 16:32

Quando o professor de História entra na sala de aula e começa a falar, existem dois tipos de alunos: os que dormem e os que entram em transe pelas próximas duas horas imaginando como era a vida na Idade Média, ou na Pré-História, ou durante a Primeira Guerra...

Se você faz parte do segundo grupo, com certeza vai se dar bem nas graduações que andam lado a lado com a História. A gente separou seis dicas de cursos para te ajudar a escolher. Se liga!

Direito

Antes de começar, é importante destacar que TODOS os cursos tem um pézinho na História. Tudo tem história, mas algumas graduações são frutos do seu passado. O Direito é um exemplo: leis, normas, direitos e deveres evoluem com o tempo, assim como a aplicação deles. Se hoje a gente não pode dirigir com 6 anos de idade, é porque um dia alguém tentou (sim).

Estudar Direito é um exercício de olhar para o passado, presente e futuro, ao mesmo tempo. Parece legal? Então pode vestir o terno que esse é o seu curso.

Jornalismo

Um bom jornalista precisa saber um pouco de muita coisa. A “bagagem cultural” é o que faz o bom profissional nessa área. Por isso que na faculdade você estuda de tudo: sociologia, geografia, matemática, psicologia, artes e por aí vai. Mas é na História que tudo se encontra, já que ela é basicamente a reunião dos fatos ao longo do tempo. O que hoje é história, um dia foi jornalismo.

Arquitetura e Urbanismo 

Com certeza você já ouviu falar que tal construção é “patrimônio histórico da humanidade”. Já pensou sobre isso? A Arquitetura é um registro vivo da História: no momento que o projeto do arquiteto for construído, ele vai ficar lá PARA SEMPRE (se tudo correr bem). É a História acontecendo, ao vivo, em cada rabisco no papel. Gostar de estudar isso e gostar de desenhar são bons indícios que você vai se dar bem na Arquitetura e Urbanismo.

Filosofia

Do mesmo jeito que as leis, os fatos e as construções marcam o passado e evoluem, o pensamento também está suscetível a isso. Dois mil anos atrás nós acreditávamos em coisas que hoje não fazem o menor sentido – mas só aconteceu isso porque a gente continuou dialogando sobre elas. Na faculdade de Filosofia, você pega esse fio do pensamento humano e continua puxando. Até onde você pode ir com ele?

Psicologia 

Na faculdade de Psicologia, você vai aprender que cada psicólogo que deseja realizar o atendimento clínico (uma das carreiras mais cobiçadas da área) possui uma linha teórica que optou por seguir. Essa linha teórica é a sua abordagem de trabalho: Comportamental-Cognitiva? Humanista? Analítica? Psicanalítica? É como se você escolhesse o seu “estilo de jogo”.

Todas essas abordagens são reflexos históricos. Interpretações de outros psicólogos sobre a saúde mental humana - e que você, a partir da formação, vai contribuir com o desenvolvimento. Quem curte História na escola e ama ajudar as pessoas, tem na Psicologia um prato cheio.

História

Não preciso explicar muito, né? Se você gosta tanto de História, mas tanto, que quer saber cada detalhe sobre tudo que aconteceu entre a invenção do fogo e a invenção do fogão elétrico portátil (e bem depois disso), não adianta: o seu lugar é na faculdade de História mesmo.

Curtiu essas dicas de cursos? Mais importante que escolher a faculdade que você quer fazer, é decidir por aquilo que toca o seu coração. A faculdade é o seu futuro, e ele não precisa ser decidido com pressa. Escolhe aquilo que você ama, em uma faculdade que vai te ajudar nessa trajetória, e eu tenho certeza de que você vai ser um ótimo profissional. Bons estudos!

Ah, e lembra de compartilhar essas dicas com os amigos. Ajuda os parças também!

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado