Inscrições para o FIES começam dia 7 de fevereiro

Programa conta com novidades em 2019

O Fies abre suas inscrições na próxima quinta-feira (07/02), o programa é voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos e oferece parcelamento após o fim do curso superior, sem cobrança de juros. O aluno interessado deverá se cadastrar no portal do Ministério da Educação (MEC) até o dia 14 de fevereiro. Para isso, é preciso ter participado de alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2010 e ter nota igual ou superior acima de 450 – além de não ter zerado na redação.

O resultado será divulgado em chamada única no dia 25 de fevereiro. O estudante que teve o financiamento aprovado deve complementar seus dados no portal entre os dias 26 de fevereiro e 7 de março. Depois, é preciso comparecer em até cinco dias úteis na instituição de ensino para passar pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento). O próximo passo é procurar um agente financeiro para efetivar a contratação. Aqueles que não forem pré-selecionados para inscrição no Fies entram automaticamente na lista de espera. O estudante deve acompanhar a página do programa entre os dias 27 de janeiro e 10 de abril para descobrir se poderá ocupar uma das vagas remanescentes.

Outra modalidade do programa federal, é chamada de P-Fies, e garante o financiamento estudantil para alunos com renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até cinco salários mínimos. As principais diferenças é que, neste caso, há a cobrança de juros do agente financeiro e não há lista de espera. O candidato selecionado também não precisa complementar as informações no sistema do programa. Basta procurar a CPSA e o agente financeiro para garantir o contrato. As datas de inscrição e divulgação dos resultados para o P-Fies são as mesmas. 

No caso da modalidade P-Fies, o Enem não será utilizado como ordem classificatória, mas sim por ordem de chegada. Ou seja, o aluno que fizer a inscrição primeiro terá prioridade.

Assessoria de Comunicação - Grupo Uniftec

Compartilhe com alguém