Entrevista: Análise do cenário nacional de exportação e importação após as manifestações

  • 30/05/2018 às 11:34

Uniftec Entrevista: Cenário

Coordenadora do curso de Comércio Exterior do Centro Universitário Uniftec, prof. Mestre Fernanda Pimentel, explica como fica o cenário atual de exportações e importações do país, diante de longo período de paralisações na logística de transportes terrestres. Confira:

Como ficam as exportações do Brasil e também a produção industrial da região, diante de uma paralisação nacional como esta? Há cargas contratadas que possivelmente não embarcarão e não serão entregues ao exterior?

O cenário atual obviamente traz reflexos para as operações de comércio exterior e isso ocorre por diferentes aspectos. Primeiro, pela suspensão das atividades em portos, uma vez que não há caminhões para transportar. Segundo, pois sequer conseguimos produzir em nossas empresas, afinal não chegam insumos. Reflexo disso são as suspensões de atividade de grandes empresas da região (divulgadas na mídia) e também de pequenas empresas, valendo exemplificar algumas do ramo de Plásticos que aderiram ainda na sexta-feira à paralisação.

Como nosso transporte interno está concentrado no modal rodoviário, muitos caminhões nas estradas ou nos pátios estão com cargas de exportações. Como resultado, negócios amargados, multas podem ser aplicadas às empresas brasileiras que atrasarão as entregas e a própria credibilidade do país diante de seus parceiros acaba afetada, já que a greve é uma expressão de falha (do

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado