Papo de Mercado: Se torne mais produtivo em seis passos

  • 29/10/2021 às 15:49

A cada dia que passa a impressão é de que as atividades a se cumprir aumentam, mas continuamos com as mesmas, escassas, 24 horas. O profissional deve ser mais versátil, antes havia um profissional para cada função, porém agora um profissional pode chegar a cumprir diversas funções em seu trabalho. O ponto em questão não é se isso foi bom ou ruim, o ponto é como podemos lidar com a situação e cumprir todas as tarefas do serviço, da faculdade, da família e ainda ter um tempo para si mesmo. O Papo de Mercado de hoje compilou seis dicas que vão fazer você otimizar seu tempo e se tornar mais produtivo!
Faça um checklist de suas atividades (lista de tarefas) 
Antes de começar o seu dia, a sua semana ou o seu mês, como você se sentir mais à vontade, monte um planejamento das atividades que você tem de cumprir, os prazos e os horários disponíveis. Com o cronograma do que você irá encarar durante o dia você economiza o tempo tentando relembrar os seus compromissos e inconscientemente já começa a trabalhar nessas atividades. Além de entender melhor como utiliza o seu tempo. 
Reduza o tempo ocioso 
Com o cronograma em suas mãos você irá encontrar momentos do seu dia que poderiam ser utilizados de forma mais produtiva. Enquanto aguarda pelo ônibus ou em filas são dois exemplos que nos deparamos quase diariamente. É possível encontrar formas de tornar esses momentos mais produtivos. Como você pode ser produtivo em momentos ociosos? 
Comece pelo sapo
 
“Coma o sapo no café da manhã!” Esse é um termo que ficou conhecido graças ao escritor Brian Tracy e seu livro “Eat that Frog”. O intuito da estranha frase é mostrar que se você comer um sapo no café da manhã, nada pior pode vir depois, certo? Então comece pelo projeto mais desafiador ou pelo trabalho maior, depois que fizer a atividade mais desafiadora as outras passam a ser mais tranquilas. Outro método interessante é dividir a maior tarefa em etapas menores, podendo colecionar pequenas conquistas a cada etapa completa. 
Concentre-se na tarefa que está realizando 
Estudos apontam que, em média, mantemos nossa atenção totalmente voltada para a atividade que estamos fazendo durante três minutos. Após esse tempo somos interrompidos por uma mensagem no celular, uma notificação, um comentário de um colega ou então algum pensamento disperso. Podemos minimizar essas distrações colocando o celular no silencioso ou o mantendo afastado. Escutar música também pode ser bastante útil, uma pesquisa da Universidade de Caen, na França aponta que a concentração pode aumentar 12% ao ouvir música.
Utilize técnicas de concentração 
Existem diversas técnicas para auxiliar na sua concentração, um dos mais famosos é o Pomodoro. O método consiste em revezar momentos de concentração intensa e relaxamento, são 25 minutos completamente dedicados à sua tarefa e depois cinco minutos de descanso, isso se repete até completar uma hora de concentração completa, então haverá uma pausa de 15 minutos. O ciclo se repete quantas vezes forem necessárias. Esse método é apenas um dos diversos que buscam otimizar o tempo, permitindo que sejamos mais produtivos.
Descanse 
Ser produtivo não te impede de ter um tempo para você descansar. Muito pelo contrário, uma coisa depende da outra. É necessário que você esteja descansado para ser produtivo e se conseguir otimizar seu tempo e ser mais produtivo terá mais tempo para descansar. O importante é que você entenda que você pode, precisa e merece um tempo para descansar, cuidar de si mesmo e aproveitar sua família e amigos. Seguindo esses passos, você poderá perceber a evolução da sua produtividade e, como falamos no início, com o mercado de trabalho exigindo profissionais flexíveis produzir mais e com qualidade é fundamental para se destacar. Otimizar o seu tempo pode ajudar não só a sua vida profissional, mas sua vida no geral.  

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado