Papo de Mercado: Gestão de tempo e produtividade

  • 08/07/2022 às 17:32

Você já teve a impressão de que não tem tempo suficiente para fazer tudo que é necessário? Bem, esse é um sentimento que tem se tornado comum devido ao excesso de informações e acúmulo de atividades que o mercado de trabalho tem exigido. Não é possível fazer o tempo passar mais devagar, mas é possível aproveitá-lo de forma mais assertiva. Confira as 7 dicas que separamos para que você aumente sua produtividade.

  • Planejamento

O primeiro passo para otimizar seu tempo é organizar as suas tarefas e definir quando elas serão realizadas. Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar nessa tarefa, o Trello e o Notion são dois ótimos exemplos. Com eles você pode anotar suas demandas e a ordem que irá solucioná-las.

  • Não faça algumas coisas

Isso mesmo, existem algumas coisas que você NÃO deve fazer, ao menos não imediatamente. Siga seu planejamento, você irá receber pedidos de prioridade ou de reuniões surpresas. Existem algumas reuniões que não podem ser negadas, contudo você não pode interromper seu fluxo de trabalho para qualquer reunião. Agende as solicitações urgente dentro do seu cronograma sem grandes alterações.

  • Urgente x importante

Muitas vezes os dois se confundem, nem tudo que é importante é urgente e saber disso é fundamental para o seu dia a dia. Definimos como urgente aquilo que precisa ser feito agora para evitar gastos/perdas. Já importante podemos definir como coisas que ao serem feitas podem trazer lucro. Ou seja, primeiro foque no que é urgente, depois vá ao que importa.

  • Agrupe tarefas

A mente humana gasta mais energia entre mudança de tarefas do que realizando as tarefas. Por esse motivo é importante dividir suas tarefas em blocos semelhantes, atividades que tenham relação e não exijam uma grande mudança de atitude.

  • Corte as distrações

Ninguém consegue produzir por 24h durante um dia, contudo momentos de concentração interrompidos fazem com que as atividades levem o dobro do tempo padrão. Veja as notificações, converse com o colega no intervalo ou ao concluir uma tarefa (respeite o momento de concentração do seu colega também). O silencioso e o fone de ouvido são ótimos aliados da concentração.

  • Registre o que foi feito

Anote, coloque um 

check 

ou risque, mas faça algo que permita ver as tarefas que você concluiu. Isso te manterá motivado e permitira acompanhar a evolução da sua produtividade, além de dar aquela sensação de missão cumprida.

  • Dê uma pausa

É preciso descansar, não é porque o dia tem 24h que você tem que aproveitá-las até o último segundo. Tire um tempo para respirar, para descansar ou fazer algo que você goste. Ninguém é capaz de produzir cansado ou infeliz.

O objetivo da gestão de tempo é permitir que você consiga aproveitá-lo melhor durante o trabalho e assim ter uma vida mais saudável fora dele. Vale ressaltar que em alguns dias você irá fazer tudo que foi listado aqui e mesmo assim não conseguira ser produtivo, mas tudo bem, esses dias são inevitáveis. O importante é que eles não sejam frequentes.

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