Já ouviu falar muito bem da área de Design, mas não sabe exatamente como ela é dividida e quais as opções de cursos neste segmento? Confere nosso post!
A área de Design é uma das que mais crescem nos últimos anos, no Brasil e no mundo. Isso muito tem a ver com a flexibilidade desse profissional e pela demanda que o mercado vem impondo.
É que a necessidade de profissionais com habilidades em forma, funcionalidade, estrutura e estética está cada vez maior em todos os ramos da indústria, do serviço e do comércio. Mas, você sabe o que faz o profissional de cada área do Design?
O mercado do Design é amplo, pode ser dividido em diversos cursos e graduações diferentes. Vamos conhecer alguns deles:
O curso de Design Bacharelado se difere dos outros principalmente pelo seu tempo de duração maior e pelo foco das disciplinas. Ele forma designers completos, prontos para atuar em escritórios do ramo, empresas, instituições privadas ou públicas, agências de marketing e publicidade, entre outros.
O designer formado em bacharelado pode se especializar em alguma área específica do segmento, visto que ele possui em sua formação ampla cara teórica e prática de todas essas áreas.
Esse curso de Design prepara o aluno para trabalhar com o mercado da Moda. É muito voltado para o lado criativo da profissão, já que os estudantes aprendem a desenhar roupas, acessórios e figurinos. Normalmente, o curso é ofertado na modalidade tecnólogo, com duração menor que o bacharelado.
O designer de moda pode trabalhar em ateliês de alta costura, na indústria têxtil, para profissionais ou marcas de estilismo ou prestando consultoria na área. É um campo bem abrangente.
O curso superior de Design de Produto, normalmente oferecido na opção tecnólogo, forma profissionais prontos para desenvolver todo tipo de objeto. São os designers de produto que elaboram luminárias, panelas, embalagens, cadeiras, fechaduras, torneiras e tudo o que for possível imaginar.
Por esse motivo, é um dos profissionais mais procurados do mercado, principalmente da indústria. Ele atua na concepção dos produtos, desde a estética visual até a adequação de materiais, ergonomia, praticidade, entre outros.
O profissional que se forma em Design Gráfico é indicado para trabalhar com imagens, textos, desenhos e ícones em comunicações visuais de todos os tipos. Seu trabalho está em marcas, logotipos, embalagens, livros, panfletos, placas, e-cards, sites, jogos, camisetas, cartões e muito mais.
Isso tudo faz do designer gráfico muito procurado por agências de publicidade e marketing, empresas de desenvolvimento de sites, softwares e aplicativos, empresas e indústrias de diversos ramos. É um profissional que se relaciona com diversas outras áreas.