Você já se perguntou como são os cursos de Graduação a distância? Confira como funcionam as aulas EAD neste post!
A Educação a Distância vem crescendo cada vez mais em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. À medida que isso acontece, também cresce o interesse das pessoas por essa modalidade e também algumas dúvidas sobre como funcionam as aulas EAD.
Reunimos a seguir alguns tópicos para explicar o funcionamento dos cursos de graduação EAD. Confere!
Para ingressar em uma Graduação, seja ela presencial ou a distância, é preciso que você tenha concluído o Ensino Médio (que antigamente se chamava de 2º Grau). Esse é um requisito básico, uma exigência do Ministério da Educação, que todas as faculdades seguem na hora de matricular um novo aluno.
A maioria das faculdades e universidades realizam também processos seletivos para que os alunos possam ingressar no curso. Esse tipo de processo não é difícil e pode variar conforme a instituição:
Na Educação a Distância, as aulas são diferentes daquelas aulas tradicionais do estudo presencial: todo mundo na mesma sala, professor escrevendo no quadro, etc. Elas são todas virtuais e ocorrem pela internet.
O modelo pode variar um pouco de acordo com a instituição, mas normalmente as aulas EAD ocorrem ao vivo uma vez por semana, com o professor transmitindo os conteúdos da disciplina. O grande diferencial é que o aluno não precisa acompanhar a aula ao vivo, ele pode assistir depois, pois ela fica gravada e disponível.
Também ficam disponíveis demais aulas complementares. Tudo em um ambiente virtual. O estudante pode acessá-las a qualquer momento, de qualquer lugar, basta ter um computador ou celular com acesso à internet. Ou seja, bom hein?!
Mas se os alunos não vão para uma sala de aula, como funcionam as provas e avaliações? É muito simples, algumas avaliações podem ser realizadas também por meio da internet, onde a instituição libera acesso controlado à prova.
Contudo, no Ensino Superior, o Ministério da Educação exige a realização de provas ou processos de avaliações presenciais, ou seja, o aluno precisa ir até a instituição de ensino ou um polo para fazer a avaliação. A frequência dessas avaliações pode variar conforme a instituição de ensino, seguindo o calendário acadêmico.
O estudante de educação a distância tem a sua disposição uma série de recursos educacionais para fazer uso durante a graduação e as aulas EAD. São livros didáticos digitais, e-book, vídeos ou bibliotecas virtuais. Além disso, o aluno também pode usufruir das bibliotecas presenciais da instituição se assim preferir.
E muito importante: além dos professores das disciplinas, os estudantes podem contar com os tutores acadêmicos. São profissionais da instituição de ensino que ficam à disposição para auxiliar com questões acadêmicas, como datas, calendário, acessos, provas, notas, entre outras.
Agora que você já sabe como funcionam as aulas EAD, que tal dar um passo importante na sua carreira profissional? Uma faculdade pode transformar a sua vida e te ajudar a se conectar da melhor maneira com o mercado de trabalho!