Você acabou de concluir o ensino médio, mas não sabe qual curso superior escolher? Confere agora mesmo nosso post e tire suas dúvidas!
Quando o assunto é vida profissional, muitas dúvidas podem surgir no caminho, e uma das mais comuns aparece logo ao final do ensino médio. É nessa hora que a maioria dos estudantes está se preparando para entrar na faculdade e se pergunta qual curso superior escolher.
Isso é muito comum nessa etapa de vida e muitos alunos, ou quase todos, passam por essas dúvidas nesse momento. É normal se sentir um pouco perdido. Se esse é o seu caso, não se preocupe, há maneiras muito boas para chegar na escolha certa, ou a mais próxima possível.
Uma dica infalível na hora de escolher o curso certo é descobrir quais habilidades são mais fortes em você, para depois observar quais profissões podem estar relacionadas ao seu jeito de ser e agir. Antes de mais nada, trata-se de um olhar profundo para si mesmo.
Nessa etapa, você pode se fazer perguntas, como por exemplo:
Essas questões ajudam a você se conhecer melhor, porque esse é o primeiro passo. Sabendo as coisas que você gosta, terá maior facilidade em conhecer as profissões e escolher o curso superior que mais fecha com você.
Outra ferramenta muito utilizada para quem deseja se conhecer melhor é a orientação vocacional. A maioria das instituições das faculdades e universidades possui um setor específico, com profissionais dedicados a ajudar os estudantes recém-saídos do ensino médio. Por meio de perguntas, atividades e exercícios, eles desenvolvem as capacidades e fazem aflorar as habilidades de quem está em dúvida.
Quando você já tiver conhecido melhor suas habilidades, gostos e amores, chega a hora de ver quais profissões se relacionam com isso. Para escolher o curso certo, é muito importante pesquisar as opções profissionais que tenham afinidade com o resultado do seu teste de autoconhecimento. É o momento de casar as respostas anteriores com o perfil de cada profissão.
Não existe uma regra e um padrão, nesse caso, mas tendências. Novamente, é normal ficar um pouco ou bastante perdido nessa fase, e o desafio é manter a calma. As decisões não precisam ser tomadas com pressa e nem com pressão dos outros. Lembre-se que: cada um tem o seu tempo.
Procure pesquisar quais são os profissionais que possuem as mesmas afinidades e características que você. Não economize em leituras, vídeos e bate-papos sobre os temas. Uma dica muito boa é conversar com algum profissional formado para entender melhor a área.
Depois de já se conhecer melhor e ter algumas opções de profissão, vem uma etapa muito bacana: a de analisar as oportunidades. Isso significa que você deve coletar informações sobre o dia a dia do profissional, mas também observar outros fatores relacionados.
Dentre esses fatores, estão quanto ganha um profissional dessa área, como está o mercado na minha cidade ou região, tem muitos ou poucos profissionais nesse ramo, etc. Trata-se de um pensamento mais racional, que vai ajudar a responder se vale a pena investir na carreira (ou em qual carreira).
Com esses passos, você terá condições muito mais claras de escolher o curso superior certo e entrar para a faculdade. Lembre-se que uma ferramenta infalível para ter sucesso em todas as etapas é pesquisar sobre o assunto, além de dividir com seus amigos as dúvidas e as descobertas. Compartilhe com eles este post, para que eles saibam o que você aprendeu e para ajudá-los também!