Psicologia: Campanha Janeiro Branco

  • 15/01/2024 às 11:54

2024 está começando e com ele a campanha Janeiro Branco, que visa alertar para cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. 

A campanha leva esse nome porque no primeiro mês do ano, por motivos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais e emocionais. 

Estar mentalmente saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o estado de bem-estar no qual a pessoa consegue desempenhar suas habilidades
e lidar com as inquietudes da vida.

Para contribuir com esse debate, nós da Ecoinove Holding Educacional (Uniftec, Ftec e IBGEN) elencamos algumas dicas para cuidar da saúde mental e melhorar a qualidade de vida. 

-Desconecte-se do mundo online

As telas são grandes libertadores de dopamina, o que recompensa e vicia o seu cérebro. Quanto mais você usa o smartphone, por exemplo, mais você condiciona seu cérebro a buscar essa recompensa o dia todo, dificultando outras atividades. Procure se desconectar desses aparelhos em alguns momentos do dia e use esse espaço para ler um livro, meditar, fazer alguma atividade ao ar livrem ou alguma atividade que te dê prazer. 

-Mantenha momentos de lazer

Esses momentos de lazer, praticando atividades que você gosta, ou simplesmente desconectar, aumentam seus momentos de satisfação pessoal. Isso traz alívio e leveza para as tensões do dia a dia, além de melhorar a qualidade de vida. 

-Durma bem

 

Nada melhor que uma boa noite de sono para a nossa saúde e bem-estar. O Sono tem diversas funções importantes para o nosso organismo. Procure não dormir tão tarde e foque nas 8 horas de sono diárias, e lembre-se das telas, fique pelo menos sem ver o celular por pelo menos 30 minutos antes e depois de acordar, você vai notar a diferença. 

-Acompanhamento profissional

É comum ainda algumas pessoas pensarem que o acompanhamento profissional de um psicólogo precise ser buscado apenas quando já se está com algum nível de sofrimento. É possível prevenir o adoecimento mental com o processo de psicoterapia. É fundamental procurar ajuda profissional ao perceber sofrimento ou dificuldades em lidar com as emoções. Um atendimento psicológico pode ajudar a manter ou reequilibrar sua saúde mental.   

Categorias:

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado