Inclusão e Acessibilidade: Confira como foi o Startup Weekend Caxias do Sul

  • 06/12/2023 às 14:18

Foi com muita honra que o Centro Universitário Uniftec fez parte do SWCXS como patrocinador prata e de poder contribuir para fomentar esse debate e levá-lo cada vez mais longe. O Startup Weekend Caxias do Sul Acessibilidade ocorreu dos dias 01 até 03 de dezembro, no Conexo espaço hub da Randoncorp, com o propósito fomentar negócios, uma imersão de aprendizado através da metodologia da Teckstar, instituição mundial que fomenta educação empreendedora.  O diferencial deste evento é que ele foi aberto e com o intuito de trazer a comunidade PcD para estar em um ecossistema de inovação. A head do evento Letícia Francisco participou do SW Woman em 2019 que aconteceu em Caxias do Sul, lançou a sua atual startup que atua em prol da comunidade PcD e com isso hoje atua como porta-voz e porta-bandeira da inclusão e acessibilidade. 
 
Participando a três anos desse ecossistema, percebeu que este mundo não foi apresentado da forma congruente para a comunidade. Desafiada aceitou o convite de liderar e em 2023 preparou o evento junto a um time de 17 pessoas. O facilitador Walter Sengik foi quem conduziu o grupo, foram 12 mentores acompanhando o processo e o evento contou com 72 inscrições, onde destes 52 foram Pessoas com Deficiência e 20 vagas para Pessoas sem Deficiência. Estavam junto entre os participantes 10 profissionais da área de tradução e interpretação da língua brasileira de sinais e dois audiodescritores para que eles se capacitassem com o processo e conhecessem o primeiro dicionário em libras do ecossistema de inovação e o primeiro dicionário em braile que foi apresentado no evento. 
Nas palavras da Letícia: Queremos um ecossistema para todos, um mundo mais digno e oportunidade de mostrar as habilidades e competências de todos, aqui o aprendizado maior foi das PsD (Pessoa sem Deficiência), pois a sociedade não é preparada para incluir, o preconceito ainda é grande, é uma luta constante e só conseguimos reverter com ações como estas e conectando eles com as possibilidades que o mundo pode apresentar, eu tive a oportunidade e por onde eu vou quero semear a inclusão e acessibilidade, entendo que sou porta voz e porta bandeira desta comunidade e certamente meu papel será realizado, pela perseverança e fé que tenho nesta construção.”Foi lançado durante o evento a segunda edição que vai acontecer em 2024 e será realizado no mês de setembro em Porto Alegre com apoio da Setur-RS, Governo do Estado e Sebraex. No fechamento do evento houve a entrega das premiações, em primeiro lugar ficou o projeto Libras sem Fronteiras, segundo lugar: Cool Trip, terceiro lugar: Educar Brincando. Teve também Menção Honrosa para o projeto My House. Houve também o interesse em investir na continuidade de 4 projetos dos 11 apresentados. A palavra que mais definiu o evento foi gratidão. Além disso, dia 03 foi o Dia Internacional das Pessoas com deficiência e por este motivo o evento foi ainda mais especial. 

Categorias:

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado