EVE e Flybis debatem o futuro da mobilidade urbana aérea do RS em palestra no Uniftec

  • 30/11/2023 às 11:48

Ontem à noite, o Centro Universitário Uniftec recebeu a palestra Inovação Disruptiva: eVTOLs e o Futuro da Mobilidade Urbana no RS com a equipe das empresas Flybis e EVE.

A ideia das duas empresas é transformar a mobilidade urbana aérea do Rio Grande do Sul através da construção do eVTOL, uma aéronave que funcionará como um uber aéreo”. 

O eVTOL (do inglês, electric Vertical Take-off and Landing) é uma aeronave elétrica capaz de decolar e pousar verticalmente. Como os motores são elétricos, os eVTOLs serão uma opção de mobilidade aérea urbana mais sustentável, segura e acessível. 



A EVE, que está construindo o eVTOL, é uma empresa que surge dentro da Embraer em 2017 e que 2020 se torna independente. No final do ano passado, ela abre seu capital na bolsa de valores de Nova York, com isso, já conseguiu arrecadar para a fabricação da aeronave mais de 400 milhões de dólares. 
Várias simulações já foram feitas pela empresa visando ver a viabilidade do transporte aéreo em grandes cidades no Brasil e no mundo. Segundo as palavras do CRM Lead da EVE, Ronaldo Sonoda, que também foi quem conduziu a palestra: “A simulção feita no RJ mostrou que o eVTOL consegue fazer o trecho da Barra da Tijuca até o gate de embarque do Aeroporto do Galeão em 18 minutos. Trecho que pra quem conhece leva 1h30 até 2h no horário do rush.” 

A ideia tanto da Flybis, que vai operar as aeronaves no Rio Grande do Sul, como da EVE é que esse serviço de “uber aéreo” funcione dentro de grandes cidades, mas que também possa realizar o transporte de até 4 passageiros em uma distância de 50km a 100km. 

No Rio Grande do Sul, a ideia inicial é de ligar cidades como Caxias do Sul a Gramado, Novo Hamburgo a Porto Alegre, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Abrindo diversos negócios que possam impactar o turismo da região. 

A empresa tem planos de já estar operando com todas as certificações em 2026. Dando credibilidade ao trabalho feito, a EVE já tem mais de 2800 cartas de intenção de compra do eVTOL, são empresas do mundo todo como Skywest, Republic Airwaves e da United Airlines que é uma das maiores companhias aéreas do mundo. Empresas de outros ramos também tem interesse como empresas de infraestrutura, tecnologia e de financiamento como BNDES e o Bradesco.

 

O público-alvo que irá usufruir desse serviço ainda não está totalmente direcionado, a empresa afirma que essas aeronaves não serão comercializadas para pessoas físicas, apenas para empresas nesse primeiro momento, outro fato que chama atenção é que a Flybis acredita que o valor para esses deslocamentos não deve ser uma coisa de luxo e focado apenas ao público com alto poder aquisitivo. Ronaldo Sonoda destacou no final da palestra a importância e o impacto que esse projeto pode trazer para o Rio Grande do Sul: “Essa é a terceira revolução da aviação. A primeira foi a própria criação com Santos Dumont, a segunda foi a criação dos aviões a jato e agora a terceira com as aeronaves elétricas.” 

Para os interessados em saber tudo sobre o projeto, podem acessar a palestra na integra no nosso canal no youtube clicando no link abaixo https://www.youtube.com/watch?v=mHIhZrbLPTk

Categorias:

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado