ENEM: 5 dicas para se sair bem no dia da prova

  • 31/10/2023 às 09:27

Está chegando a hora do ENEM 2023, e você precisa estar mais preparado do que nunca.  
 
Faltam duas semanas e a essa altura você já deve ter estudado muito, participado de simulados e refeito uma centena de exercícios de provas anteriores. Mas vamos te dar umas dicas que vão fazer toda a diferença na hora da prova. 

Redação - O tema que você terá que escrever a redação é sempre um mistério e o que causa mais temor nos estudantes. Uma boa maneira de estar preparado para esse momento é ler sobre atualidades. Estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo é fundamental para que nenhum assunto te pegue de surpresa e faça você se sentir inseguro. Estar informado será um grande diferencial que você terá em mãos na hora da prova. 

Comece pelo mais “fácil” - Ao longo desse ano de estudos, com certeza já deve ter identificado que algumas matérias você domina mais que outras. Comece por essas, responda as questões que tem mais facilidade, assim você otimiza seu tempo, pega confiança e percebe que na verdade essa prova não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas não deixe de estudar os conteúdos difíceis, encarar essas matérias é essencial para a consistência na sua nota. 

Esteja descansado - Você já estudou muito ao longo do ano. Virar a noite estudando na véspera da prova vai mais te atrapalhar que ajudar. Por isso, nessa reta final, relaxe um pouco e não se cobre tanto. Você deu o seu melhor até aqui, e para alcançar seu objetivo você precisa estar bem descansado e com o sono em dia. A prova é longa e cansativa, então você precisa estar 100% disposto. Lembre-se de chegar com antecedência, não são tolerados nem 1 segundinho de atraso. 

Leia a questão antes do texto – Principalmente nas questões de ciências humanas e linguagens, adoram colocar aquele textão, uma boa estratégia é ler a pergunta e depois o texto, assim você já vai saber o que procurar no texto enquanto estiver lendo. 

Respire fundo e siga em frente – A preparação para fazer o ENEM e o dia da prova são desgastantes, por isso respire fundo, olhe para sua evolução, acredite na sua capacidade e vá em frente, sua jornada está apenas começando. Você tem 5h30 por dia para resolver a prova, relaxe, não faça tudo correndo. 

Categorias:

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado