240 alunos dos cursos de bacharelados foram desafiados a refletir acerca da cultura regional e o preconceito.
Os alunos da disciplina de Cultura e Diversidade EaD realizaram um trabalho diferente proposto pelo professor especialista em Design Estratégico, Francisco do Santos. A atividade consistia na gravação de um vídeo de no mínimo dez e no máximo vinte segundos, onde os alunos deveriam apresentar um local do seu município que consideravam culturalmente representativo.
O professor explica que os trabalhos foram desempenhados com muito vigor e que os alunos enfrentaram dificuldades como a timidez em frente às câmeras.
Na breve descrição, os estudantes foram desafiados a contar a história do local e porque o consideravam importante para a sua cultura e o desenvolvimento da região. Após a gravação e apresentação dos vídeos, o professor propôs um novo trabalho. Os alunos deveriam formar grupos de até cinco integrantes e desenvolver um fórum de desafio cultural. Eles deveriam pensar em iniciativas que criassem um caminho que levassem a redução dos conflitos culturais da sociedade e apresentar um novo vídeo de até um minuto.
O objetivo era deixar as diferenças de lado e aprender mais sobre a cultura um do outro. No total as atividades contaram com a participação de 240 alunos de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves e Porto Alegre.
Em breve os vídeos dos alunos estarão disponíveis para acesso no Youtube.