Direito

Turno Integral

Turno
Integral

Carga horária 4000 horas

Carga horária
4000 horas

Sobre o Curso

Objetivo

           O Curso de Direito da Faculdade Ftec assume o firme propósito de propiciar que o estudante desenvolva conhecimento jurídico de excelência e visão crítica acerca do seu contexto de mundo. A ideia matriz que permeia todo o curso é a de permitir sólida formação técnica e prática entrelaçada com as realidades da vida, de forma sempre conectada às profundas mudanças ocorridas no campo do Direito, principalmente frente ao aparecimento da Inteligência Artificial, dos Novos Direitos, do Direito Empresarial e da globalização econômica. Por outro lado, permanentemente, o pano de fundo é fomentar o compromisso dos futuros profissionais com as Instituições democráticas, os Direitos Fundamentais e a defesa intransigente da justiça.

Profissional

           O objetivo é a formação do jurista voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino do Direito, com pleno conhecimento das inovações e ferramentas tecnológicas, especialmente aquelas relacionadas à inteligência artificial e suas interferências no cenário jurídico.

           Além disso o perfil propõe adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais. Aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem atual, autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania no contexto contemporâneo.

Mercado de Trabalho

           O curso de Direito do UNIFTEC pretende proporcionar versatilidade profissional em termos de trabalhabilidade para o egresso. O egresso deverá ser capaz de adaptar-se às mudanças de cenários do mundo do trabalho, cada vez mais rápidas, ambiguas e constantes, tendo em vista as competências adquiridas nas unidades curriculares.

           O jurista egresso do UNIFTEC, cuja formação é pautada pela proposta de dedicar esforços na formação tradicional com primazia pela excelência e ao mesmo tempo garantir que o profissional esteja apto para as novas formas de atuação propostas pelo Direito. Desta forma entende-se que o egresso estará apto para atuar na advocacia, no funcionalismo público e também nas atividades privadas. A proposta consiste em propiciar ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências que permitam atuar na militância jurídica, independente do papel que escolha o aluno, tais como: advogado, juiz de Direito, defensor público, promotor, professor, oficial de justiça, serventuário ou atuando na esfera privada.

           Ao longo do curso, como temática transversal, a trabalhabilidade do aluno, com o enfoque institucional de empreendedorismo, que pauta as ações do UNIFTEC, será evidenciado aos longos das atividades de aprendizagem.  Além disso, em busca da formação de acordo com as necessidades do contexto atual, o curso adota como complemento aplicações de Inteligência Artifical, ferramenta agregada através da engenharia jurídica como pauta e prática de ensino, haja vista que além de ser uma oportunidade de trabalho é também instrumento para os egressos que optarem por atuações em funções tradicionais como advocacia, magistratura, funcionalismo público ou em empresas privadas.

Matriz Curricular

Comunicação

60h

Ciência Política

60h

Introdução ao Direito

60h

Teoria Geral do Direito Civil - Parte Geral

60h

História do Direito

30h

Sociologia e Antropologia Jurídicas

60h

Filosofia do Direito

60h

Direito Constitucional I

60h

Direito das Obrigações

60h

Direito Penal I

60h

Psicologia Jurídica

30h

Tópicos de Economia

30h

Projeto Integrador Institucional: Competências Pessoais

60h

Direito Constitucional II

60h

Direito dos Contratos - Teoria Geral da Compra e Venda

60h

Direito Penal II

60h

Ética Geral e Profissional

60h

Design Thinking e Prototipagem

30h

Inclusão e Acessibilidade

30h

Direito Administrativo

60h

Direito Penal III

60h

Direito Empresarial I

60h

Direito dos Contratos - Nominados e Atípicos

30h

Direito das Coisas - Direitos Reais

60h

Projeto Integrador Institucional: Empreendedorismo e Inovação

160h

Direito Empresarial II

60h

Direito Processual Civil I

60h

Direito Processual Penal I

60h

Direito de Família

60h

Direito do Trabalho I

60h

Empreendedorismo

60h

Direito do Trabalho II

60h

Direito Empresarial III

60h

Direito Processual Civil II

60h

Direito Processual Penal II

60h

Prática Jurídica I

60h

Projeto Institucional: Desenvolvimento Profissional

160h

Direito e Tecnologias

30h

Direito das Sucessões

60h

Direito Financeiro

30h

Direito Tributário I

60h

Direito Processual Civil III

60h

Prática Jurídica II

60h

Optativa I

30h

Direito Tributário II

60h

Responsabilidade Civil

30h

Direito do Consumidor

30h

Direito Processual Civil IV

60h

Direito Processual do Trabalho

60h

TCC I

60h

Prática Jurídica III

60h

Prática Jurídica IV

60h

Optativa II

30h

Direito Falimentar e Recuperação de Emp.

30h

Arbitragem, Negociação e Mediação

60h

TCC II

60h

Optativa III

30h

Direito Imobiliário

30h

Direito Internacional Público

60h

Direito e Inovação

60h

Direito Previdênciário

30h

Direito Internacional Privado

60h

Optativa IV

30h

Prática de Arbitragem, Negociação e Mediação

60h

Estágio Curricular Supervisionado

60h

Laboratório de Prática Jurídica

60h

Corpo Docente Disponível

Aline Pires de Souza Machado de Castilhos

Mestra

Professora de Direito Penal, Filosofia Jurídica e Psicologia Jurídica do Centro Universitário UniFtec. Doutoranda e Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, local em que colou grau em Ciências Jurídicas e Sociais em 2003. Especialista em Direito Penal e Política Criminal - sistema constitucional e direitos humanos pela UFRGS. Pós-graduada pela Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul. Atuou como advogada na área cível, trabalhista, criminal e previdenciária por seis anos, e desde 2009 integra os quadros do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, atuando como Auxiliar de Juiz junto a 2ª Turma Recursal da Fazenda Pública do Foro Central da comarca de Porto de Alegre. É integrante dos grupos de pesquisa em Processo Penal e Estado Democrático de Direito (PUCRS), Direitos Fundamentais (PUCRS), Criminologia Latino-Americana (PUCRS), Direito Internacional (Ajuris) e pesquisadora CAPES. Parecerista da Revista Brasileira de Ciências Criminais, Revista Liberdades e Revista de Direito da FSG. É autora de diversas publicações, tais como livros e artigos em revistas especializadas. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Processual Penal e Criminologia.

Cristiano Coelho Borneo

Daniele Weber da Silva Leal

Mestra

Doutoranda (com bolsa de estudos CAPES/PROEX, selecionada em 2.º lugar) e Mestra do Programa de Pós-Graduação em Direito, Mestrado e Doutorado, da UNISINOS, vinculada à Linha de Pesquisa ?Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização?. Integrante do Grupo de Pesquisa JUSNANO(CNPq). Primeira colocação na seleção de ingresso do mestrado Unisinos, linha 2. Graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS (2009).Especialização em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp-UNIDERP (LFG).Integrante do Grupo de Pesquisa JUSNANO(CNPQ) e do Grupo de Meios autocompositivos no Vale do Paranhana (como professora co-orientadora). Professora no Centro Universitário e faculdades UNIFTEC, disciplinas de Direito Civil, Filosofia do Direito, Sociologia e Antropologia jurídica, História do Direito; Professora da FACCAT -Faculdades Integradas de Taquara, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Bioética e Biodireito e Ética Profissional. Professora visitante no Curso de Especialização da ESCOOP. Professora visitante na UNIFIN-Faculdade São Francisco. Experiência profissional na área de Direito como Assessora de Procurador do Estado, na PGE. Posteriormente, exercido cargo de Assessora Jurídica junto à Diretoria de Saúde do Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul -IPERGS. Na sequência, foi Secretária de Desembargador no segundo semestre de 2014, na 11.ª Câmara Cível. Atualmente é advogada em escritório familiar com ênfase em Direito civil, Direito de Família, Processual Civil,Direito do Consumidor, Direito Ambiental, nanotecnologias, empresarial.

Compartilhe com alguém

Código de barras copiado