Nead

Ao adquirir notoriedade nas regiões onde atua, a FTEC, a partir das exigências de mercado e dos desafios para alcançar a qualificação profissional, deu entrada em seu processo de credenciamento para oferta de cursos a distância. Em 26 de novembro de 2012 esse credenciamento foi concretizado com a assinatura da Portaria n. 1.373/2012 pelo Ministro da Educação Aloízio Mercadante Oliva e publicação no Diário Oficial da União (DOU), ficando a unidade de Caxias do Sul credenciada para a oferta de cursos na modalidade de educação a distância.

Missão

Promover a formação e o desenvolvimento de sujeitos, por meio da Educação a Distância, incentivando o aprendizado contínuo, fundamentado no conhecimento científico e tecnológico, desenvolvendo a capacidade empreendedora e habilidades necessárias para serem cidadãos bem sucedidos em um mundo de constantes mudanças, tendo como princípios fundamentais os valores éticos, a responsabilidade social e o compromisso com a formação de uma sociedade democrática e globalizada.

Visão

Buscar ser um centro reconhecido pela qualidade em Educação a Distância entre as instituições de Ensino Superior da região, bem como formar profissionais aptos para atuar no mercado de trabalho, tendo em vista as demandas da sociedade da informação e comunicação e as mudanças necessárias para a formação de uma sociedade democrática e em constante modificação.

Legislação

  1. LEGISLAÇÃO INTERNA:

  2. ORIENTAÇÕES E NORMATIZAÇÃO SOBRE EAD:

  3.  
  4. GRADUAÇÃO:
    • Oferta de disciplinas integrantes do currículo dos cursos do ensino superior que utilizem a modalidade semipresencial – (20% a distância): Portaria MEC n. 2.253/2001 revogada pelaPortaria MEC n. 4.059/04.
    • Transferência e aproveitamento entre EAD e presencial – art 3º do Decreto n. 5.622/05

  5. PÓS-GRADUAÇÃO:

  6. SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO DO RS: www.ceed.rs.gov.br

Equipe

O NEAD (Núcleo de Educação a Distância) é composto por diversos profissionais, dentre eles professores, tutores, técnicos administrativos, designer instrucional e estagiários. Onde, objetiva as ações e desenvolvimento das atividades de educação a distância.

Ligia Futterleib Diretora do EaD
Leandro Bampi Coordenador de TI
Sabrina Maciel Designer Institucional
Debora Frizzo Diretora Operacional da Unidade
Marcia Pimentel Interprete de Libras
Letícia Comparin Docente da Disciplina de Ingles
Danielle Braga Moita Bibliotecária
Cristiane Lazzari Secretária Academica
Rogerio Sandi Lider Suporte Técnico Computacional
Altermir Nascimento Produtor de Video da Fast Video
Edson Pereira WebDesigner

Credenciamento

Em 26 de novembro de 2012 esse credenciamento foi concretizado com a assinatura da Portaria n. 1.373/2012 pelo Ministro da Educação Aloízio Mercadante Oliva e publicação no Diário Oficial da União (DOU), ficando a unidade de Caxias do Sul credenciada para a oferta de cursos na modalidade de educação a distância.

Filiação

A Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, que agrega profissionais, estudantes e empresas que estão de alguma forma, envolvidos com a educação a distância, como é o caso da Ftec Faculdades, que associou-se à Instituição. Enquanto associada, a Ftec Faculdades passa a integrar a Comunidade Científica associada ao ICDE e ao SBPC. E conta com alguns benefícios oferecidos pela ABED, como descontos para funcionários participarem dos eventos da ABED, como congressos internacionais anuais e seminários, além de receber, com exclusividade, informes digitais, com informações de eventos, cursos, e novidades da Educação a Distância, participar de palestras sobre o tema.
Entre os principais objetivos da ABED estão:

  • Estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas;
  • Incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância;
  • Apoiar a “indústria do conhecimento” do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos;
  • Promover o aproveitamento de “mídias” diferentes na realização de educação a distância;
  • Fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.
Mais informações sobre a ABED podem ser conferidas no site da Associação www.abed.org.br A partir desta associação, a Ftec Faculdades estará fomentando o desenvolvimento científico na área de Educação a Distância, tendo a frente desse processo o Núcleo de Educação a Distância da Ftec, sob a direção da Professora Dra. Patricía Vianna, pesquisadora atuante no campo de EaD. De acordo com a professora, uma revista acadêmica está sendo elaborada e contará com integrantes da ABED em seu Conselho Editorial.

Imagem Abed

Graduação

Os cursos de Graduação a distância da Ftec são reconhecidos pelo MEC e realizados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O ambiente dispõe de diversos recursos como fórum, exercícios, atividades em grupo, glossário e demais ferramentas de aprendizagem.

Além disso, as aulas são realizadas através de videoaulas e material de apoio.

Encontros presenciais:

  • Realização de provas e defesa de TCC.(obrigatório)
  • Encontro semanal aos sábados pela manhã. (opcional)

Pós-Graduação

Os cursos de Pós-Graduação a distância da Ftec são reconhecidos pelo MEC e realizados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O ambiente dispõe de diversos recursos como fórum, exercícios, atividades em grupo, glossário e demais ferramentas de aprendizagem.

Além disso, as aulas são realizadas através de videoaulas e material de apoio.

Encontros presenciais:

  • Realização de provas e defesa de TCC.(obrigatório)
  • Encontro semanal aos sábados pela manhã (opcional).

CURSOS DISPONIVEIS:

Extensão

Os cursos de Extensão e Cursos livres a distância da Ftec são reconhecidos pelo MEC e realizados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).


ACESSO À PLATAFORMA

Corporativos

No mercado atual é necessário atualização constante, para empresas e profissionais, como fator competitivo e estratégico.
As soluções corporativas Ftec atendem suas necessidades de educação para a formação, atualização e qualificação dos seus colaboradores. Sua equipe com excelência e criatividade para lidar com a situações cotidianas e trazer resultados positivos constantemente.
Os cursos são desenvolvidos, estruturados e customizados conforme a necessidade empresarial.
A organização percebe o imperativo de criar novas formas de ensinar os colaboradores, devido a evolução tecnológica, inevitabilidade preeminente de novos desafios em todas as áreas do conhecimento.

IDENTIFICAÇÃO
Diagnóstico referente as necessidades do cliente.

MAPEAMENTO
Identificação das expectativas e metas esperados para evolução e construção de produtos.

SOLUÇÕES DE APRENDIZAGEM
Desenvolvimento e elaboração de processos baseados no mapeamento realizado.

MONITORAMENTO DOS RESULTADOS
Análise do projeto e avaliação da reação, desempenho e resultados alcançados, conforme metas estabelecidas.


Perguntas Frequentes

Educação a Distância ou EaD é a modalidade na qual estudantes e professores desenvolvem atividades educativas em lugares ou tempos diversos, graças ao uso de tecnologias de informação e comunicação (Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996); Decreto 5.622 (2005)).
O surgimento da EaD se deve principalmente à necessidade de facilitar aos estudantes o acesso à educação superior e, ainda, à evolução tecnológica e informacional. A modalidade, hoje, é uma tendência ao redor do mundo. Ciente das limitações cotidianas de estudantes e das vantagens da EaD, a FTEC também oferta aos seus estudantes formação a distância. São cursos de graduação e pós-graduação a distância.
A EaD é indicada para aquele estudante que não tem condições físicas de frequentar um curso presencial. A EaD flexibiliza a ele administrar os horários e cumprir as atividades quando e onde lhe convier. Na EaD, o contato é frequente via web conferências, ambiente virtual de aprendizagem, sistema de bate-papo online, etc. para que os estudantes possam contar com professores e tutores para ajudá-los remotamente nos estudos. E, além disso, todos os cursos preveem momentos presenciais nos polos de apoio.
A EaD oferece a mesma qualidade de um curso presencial, pois conta com toda a infraestrutura da Faculdade e com profissionais habilitados. Mas, para isso, é importante que o estudante seja responsável e comprometido com a sua formação acadêmica.
Estão abertas as inscrições para o Vestibular EaD Ftec 2016.
Para mais informações, acesse a página https://www.ftec.com.br/vestibular.
Sim. A FTEC Caxias do Sul (RS) está credenciada para oferecer cursos superiores a distância, conforme a Portaria n. 1.373/2012 do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União em 26 de novembro de 2012.
A FTEC Faculdades oferece cursos de graduação e pós-graduação a distância.
Graduação a Distância:
  • Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais a Distância- EaD. Esse curso pode ser cursado em EaD (estudos a distância + aulas ao vivo todas as segundas-feiras) e no exclusivo formato blended (estudos a distância + aulas presenciais todos os sábados).
Pós-Graduação a Distância:
  • Engenharia de Petróleo e Gás Natural
  • Engenharia em Segurança, Meio Ambiente e Saúde
  • Engenharia de Redes de Computadores
  • Master em Segurança e Sustentabilidade em Ambientes Off Shore
  • Engenharia de Produção (em breve)
  • Engenharia de Software (em breve)
  • Gerenciamento de Projetos (em breve)
Além desses, a FTEC oferece cursos e conteúdos a distância pela FTEC Politécnica Virtual. Confira em www.ftecpolitecnicavirtual.com.br.
Sim. O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais a Distância está autorizado mediante Portaria MEC de Autorização n. 30/2013, publicada no Diário Oficial da União em 31 de janeiro de 2013. Já os cursos de pós-graduação da FTEC não precisam de autorização para funcionar, apenas de credenciamento. E a FTEC é credenciada para oferecê-los.
O tempo do curso e a carga horária total são iguais aos dos cursos presenciais.
Em um curso superior em tecnologia, o tempo mínimo é de dois anos.
E, no caso de um curso de pós-graduação, o tempo mínimo é de 1,5 ano.
Nesse tempo, devem ser cumpridas com aproveitamento todas as atividades acadêmicas previstas no currículo dos cursos (disciplinas obrigatórias e optativas, atividades presenciais, a distância e complementares, trabalho de conclusão de curso, etc.)
São iguais aos de cursos presenciais. Não há referência à modalidade do Curso, se é presencial ou a distância.
em cursos de graduação, é emitido diploma ao aluno que conclui-lo.
em cursos de pós-graduação, são emitidos certificados de especialista.
Ter acesso frequente a computador e rede de internet;
Manter frequência no acompanhamento de conteúdos e recursos;
Realizar todas as atividades propostas dentro dos prazos (online, off-line e presenciais);
Comunicar-se e interagir com os colegas; e
Contatar com o tutor ou professor sempre que tiver dúvidas.
Graduação a Distância:
A FTEC utiliza o Moodle para cursos de graduação (www.moodle.org.br). O ambiente da graduação a distância pode ser acessado pelo link EaD Graduação. São necessários usuário e senha, que a Faculdade fornece ao estudante matriculado, juntamente com instruções.
Pós-Graduação a Distância:
A FTEC utiliza uma plataforma própria para pós-graduações. O ambiente da pós-graduação a distância pode ser acessado pelo link plataformaead.com. São necessários usuário e senha, que a Faculdade fornece ao estudante matriculado, juntamente com instruções.
Em qualquer lugar com internet. Na EaD, o estudante pode estudar em casa, do trabalho, da lan house, até do barzinho ou do hotel, se estiver viajando, desde que tenha acesso ao computador e à rede de internet e possa cumprir suas atividades acadêmicas. Contudo, deve realizar todas as atividades presenciais que acontecem nos polos de apoio presencial.
E a FTEC Faculdades possui, para a graduação a distância, polos de apoio presencial em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo e Porto Alegre. É possível escolher e vincular-se a qualquer um deles.
As pós-graduações a distância possuem outros polos pelo Brasil, nas quais é possível realizar as atividades presenciais dos cursos.
Não é. Estudar a distância exige autonomia e comprometimento. O estudante precisa de disciplina para administrar seu tempo de estudos e sua aprendizagem sem a intervenção presencial diária do professor. Além disso, precisa ter condições para ler, interpretar e ter afinidade com o uso de recursos de comunicação e interação para poder desfrutar da experiência a distância. Contudo, a FTEC oferece tutores e professores qualificados para dar todo o suporte necessário para os estudos.
Não. Fisicamente, o estudante a distância está sozinho, pois pode estar em sua residência ou outro local de sua preferência, sem a presença de professores e colegas. No entanto, esse estudante tem todo o respaldo de profissionais habilitados para responder suas dúvidas via mensagem eletrônica ou presencialmente, ajuda-lo a cumprir suas atividades ou para "bater um papo". Além disso, tem sua turma, com quem pode virtualmente compartilhar suas ideias, conhecimentos e experiências. E ainda conta com momentos presenciais regulares, nos quais pode interagir com os colegas e profissionais, discutir com eles, conhece-los e ficar próximo.
Para outras questões, ainda, o estudante conta com todo o respaldo da Faculdade para ajudar em assuntos não relacionados a conteúdos, como problemas técnicos, acadêmicos, etc.
Depende. O tempo de dedicação semanal em cursos a distância é muito relativo, porque cada estudante, conforme suas necessidades, pode estabelecer seu próprio ritmo de estudos. Isto é, depende de quanto tempo ele precisa para ler o material e cumprir as atividades e de como organiza esse tempo para levar adiante os seus estudos.
Costuma-se dizer que um curso em EaD exige o mesmo tempo de dedicação de um curso presencial, mas com a vantagem de que é possível estudar em qualquer hora e lugar.
Na graduação, sim. Na graduação, as aulas são ao vivo e ocorrem uma vez por semana, via web conferência. Ou ainda, no formato blended, as turmas tem aulas presenciais todos os sábados. Todas essas atividades são agendadas no início do semestre e constam no calendário acadêmico.
Para garantir a qualidade de transmissão/ recepção, o ideal é que os estudantes assistam a essas aulas nos seus respectivos polos, pois assim também podem interagir com seus tutores e colegas de curso. No entanto, na impossibilidade, ele pode assistir de qualquer lugar que estiver, mediante acesso no nosso ambiente virtual.
No caso do blended as aulas são presenciais, realizadas nos polos de apoio presencial e exigem presença física. Atualmente, este formato só está sendo oferecido em Novo Hamburgo.
Já na pós-graduação são disponibilizadas videoaulas. Nelas, os professores trabalham todas os materiais e dão as informações necessárias para que os estudantes desenvolvam as competências previstas no curso. Além disso, são disponibilizados materiais de estudo extra e exercícios de fixação juntamente com essas videoaulas.
É diferente de cursos presenciais. Na EaD, os estudantes não precisam de presencialidade (frequência física), pois grande parte das atividades se dão no ambiente virtual. A participação e realização dessas atividades são o único registro em relação à frequência. Contudo, é necessário ter suficiente contato com o material, com os colegas e com os professores para garantir um bom desempenho. E, ainda, é necessário realizar todas as atividades presenciais.
O sistema de avaliação da aprendizagem, por força da legislação, exige avaliações presencial e a distância. As avaliações a distância são realizadas e avaliadas no ambiente virtual de aprendizagem. E podem envolver a entrega de tarefas, discussões, etc., pois são muitos os recursos; e as presenciais ocorrem no polo de apoio presencial, podendo ser provas escritas, trabalhos individuais ou em grupo. Todas são marcadas no início do semestre e fazem parte do calendário acadêmico da Faculdade.


Contato


0800 606 0 606

Horário de Funcionamento
Seg. à Sáb. 07:30 às 23:30

Em Desenvolvimento

DICAS

  1. Organizar o tempo
  2. Estabeleça o tempo de dedicação para os estudos.
  3. Utilize as ferramentas disponibilizadas
  4. Interaja com os outros colegas, através dos recursos tecnológicos disponibilizados.
  5. Amplie os seu conhecimento.
  6. Consulte fontes complementares para favorecer a expansão

Escolha a unidade


Bento Gonçalves

Unidade I

Rua Osvaldo Aranha, 419

Bairro Centro

Bento Gonçalves - RS

CEP 95700-000

(54) 3452 6644

VISUALIZAR MAPA

Unidade II

Travessa Santo Antonio, 179

Bairro Cidade Alta

Bento Gonçalves - RS

CEP 95700-000

(54) 3052 0713

VISUALIZAR MAPA

Caxias do Sul

Unidade I

Rua Gustavo Ramos Sehbe, 107

Bairro Cinquentenário

Caxias do Sul - RS

CEP 95012-669

(54)3027 1300

VISUALIZAR MAPA

Novo Hamburgo

Unidade I

Rua Silveira Martins, 780

Bairro Centro

Novo Hamburgo - RS

CEP 93510-310

(51)3014 9713

VISUALIZAR MAPA

Porto Alegre

Unidade Centro

Rua Comendador Manuel Pereira, 249

Bairro Centro

Porto Alegre - RS

CEP: 90030-030

(51)3014 9707

VISUALIZAR MAPA

Unidade Zona Norte

Av. Assis Brasil, 7765

Bairro Sarandi

Porto Alegre - RS

CEP: 91140-000

(51)3014 9700

VISUALIZAR MAPA

Ftec Faculdades | Bento Gonçalves - Unidade I


Exibir mapa ampliado

Ftec Faculdades | Bento Gonçalves - Unidade II


Exibir mapa ampliado

Ftec Faculdades | Caxias do Sul - Unidade I


Exibir mapa ampliado

Ftec Faculdades | Novo Hamburgo


Exibir mapa ampliado

Ftec Faculdades | Porto Alegre - Unidade Centro


Exibir mapa ampliado

Ftec Faculdades | Porto Alegre - Unidade Zona Norte


Exibir mapa ampliado




SELEÇÃO PROFESSORES


PORTAL ACADÊMICO