Oficina de Análise Sensorial de Azeites em nova data

Mais do que um óleo comestível, o azeite de oliva extravirgem também integra a lista de alimentos recomendados para a saúde, já que contribui para a redução da pressão arterial e do colesterol LDL (o colesterol ruim), além de prevenir doenças cardíacas, degenerativas, nervosas e do trato digestivo. Para explorar mais a utilização do tradicional azeite de oliva, o Uniftec realiza a oficina “Práticas em Análise Sensorial de Azeites de Oliva”, no dia 18 de junho, das 19h às 22h, na cozinha do curso de Gastronomia do Uniftec, com a Sommelier Internacional de Azeites, Maria Beatriz Dal Pont.

Segundo Maria Beatriz, os participantes da oficina podem esperar uma atividade bem dinâmica, com a apresentação das técnicas de degustação oficiais e degustação de azeites de diversas marcas e procedências, para que o aluno consiga identificar a qualidade e iniciar seu processo de conhecimento. “Vamos ter também a apresentação de um panorama sobre os azeites gaúchos e abordar a definição do azeite, seus atributos, tipos, variedades, os mitos do azeite, harmonização com comidas”, antecipa.

Envolvida na área de gastronomia desde o ano 2000, Maria Beatriz iniciou seus estudos sobre azeites em 2005, tendo concluído o curso de Sommelier Internacional de Azeites, na Itália, em 2016, pelo IRVEA – Itália e Sommelier Honorária pela FISAR – Itália, além de ter realizado cursos e estágios em Gastronomia das Regiões da Itália – ICIF – Itália e o Curso de Degustador de Azeite de Oliva – International Olive Oil Agency – Itália. A oficina tem como público alvo os estudantes e docentes de gastronomia e nutrição, mas também é aberto para cozinheiros, chefs de cozinha, gourmets e pessoas interessadas em ampliar sua cultura do gosto, já que é um conteúdo para iniciantes.

A atividade prevê a análise sensorial de diversos azeites e de diversos tipos, como blends e varietais, bem como sua harmonização com alimentos, além de algumas dicas de receitas também. As vagas para a oficina são limitadas! Para inscrever-se ou obter mais informações o contato deve ser feito pelo email comercial-cx@ftec.com.br .

 

Saiba mais sobre Maria Beatriz Dal Pont:

Graduada em Licenciatura Plena em Língua e Literatura da Língua Portuguesa e Inglesa, com Especialização em Administração de Recursos Humanos e em Letras, é estudiosa da alimentação e apaixonada por gastronomia, sendo autora dos livros “Azeite de Oliva e Vinagre Balsâmico” e “Cozinha da Serra Gaúcha, Receitas, Nós Amamos Grãos – propriedades, usos e receitas”, além de ser sócia da empresa Amada Cozinha Buffet & Catering e produtora de conteúdos para mídias sociais na área de gastronomia.

 

Assessoria de Comunicação

Grupo UniFtec

54 3027 1300 R:599

Categorias:

Compartilhe com alguém